Tarte de Linz

domingo, 27 de julho de 2014

Essa semana eu estava à procura de uma receita pra usar pelo menos uma pequena parte da geléia de groselha e baunilha que eu fiz há algumas semanas atrás. A geléia ficou deliciosa e eu amo groselha, mas faltava uma boa receita que fizesse o sabor dessas frutinhas se sobressair ainda mais.


Ainda não comentei por aqui, mas eu e meu marido temos um jardim urbano ou jardim comunitário. O nome em alemão é Schrebergarten. Eu sou uma menina da cidade grande, nasci e cresci em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e diferente de mim, meu marido nasceu e cresceu em um vilarejo com não mais que 800 pessoas. Sua infância foi correr solto por aí pela natureza e sempre que o verão chegava ele estava frustrado por não ter um lugar onde pudesse relaxar mais, sem ser dentro do nosso apartamento ou precisar de um carro pra sair da cidade.

Foi então que há uns 4 anos atrás ele surgiu com a idéia de sairmos em busca de um lote desses onde as pessoas tem a chance de ter uma pequena casinha e bastante espaço pra lazer e pra plantar. Até que tudo correu rápido e nós assumimos o jardim de um casal de velhinhos que por conta da idade não davam mais conta do serviço.

O terreno tem uns 300m2, meu marido construiu uma casinha linda de madeira com cozinha, terraço, churrasqueira e estufa. E aos poucos fomos transformando esse jardim em um espaço ótimo onde a gente não só trabalha muito (plantar e cuidar de terra não é sempre tarefa fácil!), mas também se reúne com os amigos pra um churrasco ou relaxa na rede.

Por lá temos uma macieira, um pessegueiro, uma ameixeira, ruibarbo, alface, tomates, morangos, amoras, framboesas, alfaces, brócolis, abobrinhas, pepinos e muito mais. Além disso, claro, 8 pés de groselha e juro, é muita groselha.

A tarte de Linz eu fiz pela primeira vez e ficou divina. Juro. Você pode substituir a geléia de groselha por outra geléia, mas eu aconselho que seja uma geléia não muito doce, de preferencia de uma fruta mais azedinha.

Tarte de Linz

150g de açúcar mascavo
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de rum ou Kirsch
3 ovos, separados
250g de trigo
170g de amêndoas ou avelãs triturados
Uma pitada de sal
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de cravinho em pó
1 colher de sopa de fermento
Raspas de 1 limão
250g de geléia de groselha



Modo de preparo:

1- Preaqueça o forno a 180C. Bata na batedeira a manteiga, o rum e o açúcar até a mistura ficar pálida. Junte as gemas de ovos e bata mais. 

2- Em uma vasilha misture o trigo, as amêndoas ou avelãs trituradas, o sal, a canela, o cravinho, as raspas de limão e o fermento. Adicione aos poucos os ingredientes secos aos molhados, sem bater demais. Só o suficiente para deixar a massa homogênea. Separe 1/3 da massa e leve à geladeira.

3- Bata as claras em neve e incorpore nos 2/3 da massa que ainda está na vasilha. Forre o fundo de uma forma de aproximadamente 28cm de diâmetro com papel manteiga e espalhe a massa no fundo e nas laterais da forma. Cubra com a geléia.

4- Abra a massa que estava na geladeira com um rolo e corte tiras para fazer a decoração da torta. Leve-a ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até que fique dourada.

Escalda-pés de lavanda e cipreste

domingo, 20 de julho de 2014



Eu nunca pensei que fosse dizer isso mas não tô aguentando o calor que anda fazendo na Inglaterra no momento. Eu inclusive ouvi uma australiana reclamando de como tá quente por aqui e se os australianos estão reclamando, é porque está realmente insuportavelmente quente.
É um dos verões mais incríveis que já tive desde que cheguei na Inglaterra 12 anos atrás (yikes!) e  britânicos enlouquecem quando o tempo está desse jeito, acho que a razão é que tanto sol parece bom demais pra ser verdade e aí tem que fazer churrasco todo dia e comer todos os picolés possíveis e imagináveis antes que a chuva volte. 

Mandioca frita com guacamole

quinta-feira, 10 de julho de 2014

E eis que o final do nosso Especial pra Copa do Mundo chega ao fim. Eu confesso que acompanhei mesmo só os jogos do Brasil e da Alemanha, mas no geral essa Copa foi surpreendente. Quem diria que países super feras no futebol como a Espanha, Itália, Inglaterra e Franca sairiam tão cedo do torneio?! Grandes surpresas... 

Pastel Caprese

sexta-feira, 4 de julho de 2014



Eu amo Londres e eu odeio Londres. Eu fui ontem na capital para encontrar alguns amigos e foi a primeira vez em muito tempo que andei por lá. 
Quando eu vou pra Londres eu sinto que tenho que fingir que eu pertenço, não ficar deslumbrada com os prédios e a arquitetura ou ficar surpresa com o quão ocupado todo mundo parece ser ou o quão legal e orgânico é o estilo Londrino. Acho que no fundo eu quero ser um deles mas os londrinos são uma raça diferente, eles se movem mais rápido e eles não tem vergonha de se expressar, algo que a cidade acolhe. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...