Sanduíche de steak de minuto com chutney de ameixas

domingo, 31 de agosto de 2014



Como estudante de enfermagem eu tenho trabalhado em diversos escritórios e hospitais e no momento eu estou trabalhando em um escritório. Ao contrário dos hospitais os horários e o ritmo de trabalho por aqui são bem mais tranquilos, coisa que eu amo, entretanto isso me deixa com tempo de sobra pra entrar na cozinha e vasculhar na dispensa à procura de biscoitos e bolos nas pausas tanto da manhã quanto da tarde. A verdade é que geralmente eu não encontro nada e pra acalmar meus desejos eu acabo andando até a padaria mais próxima só pra comprar uma rosca de baunilha. De vez em quando alguém traz uns docinhos e deixa na cozinha para todos, mas essa semana tudo o que trouxeram foi uma caixa enorme de ameixas vindas do jardim de um colega de trabalho. Nada contra às ameixas mas nem se comparam à uma rosca de baunilha.



Sozinhas eu confesso que as ameixas não são meu lanche favorito, a não ser que elas estivessem recheando um bolo, mas elas estavam tão bonitas que eu não resisti.



Peguei algumas e logo passaram-se mil receitas pela minha cabeça. Eu acho que a maioria das pessoas fariam algo doce com ameixas, mas eu logo pensei em fazer um chutney. Eu amo chutneys e já tinha mencionado antes o quanto eu amo misturas agri-doces. E o que eu amo tanto quanto chutney? 
Um bom pedaço de carne vermelha.



Esse não é um contrafilé, é um pedaço mais barato, mas se você o tratá-lo com o devido carinho vai achar inclusive que está comendo um contrafilé. Eu já usei cortes tipo maminha e capa de filé mas dessa vez eu tive sorte e a alcatra estava pela metade do preço no meu supermercado.
Você tem que ter um martelinho em casa pra amaciar a carne, porque vamos ser sinceros, quem tem condições de comer sempre um contrafilé no almoço?!

Sanduíche de steak de minuto com chutney de ameixas 

Para o chutney:
450g de ameixas, descascadas, sem caroco e picadas
150g de açúcar mascavo
80ml de vinho branco ou vinagre de maca 
20g de gengibre fresco, descascado e ralado
2 colheres de chá de canela em pó

1. Coloque todos os ingredientes  em uma panela e leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva. Diminua a chama para fogo baixo e deixe aferventar até reduzir a quantidade e ficar mais consistente, mexendo sempre para não queimar no fundo.  


Para o steak:
Escolha o corte de sua preferência. Eu usei alcatra e cortei em bifes de 0,5 cm de espessura. 
Cebola roxa, fatiada
Manteiga
Sal e pimenta
Pão ciabatta
Rúcola

1. Leve sua frigideira a fogo alto 
2. Coloque seus steaks em um prato e tempere com sal e pimenta 
3. Quando a frigideira estiver bem quente adicione um pouco de manteiga, coloque os steaks e pressione-os com uma colher. Deixe fritar por 1 minuto de cada lado 
4. Quando os steaks estiverem prontos retire da panela e deixe descansar num prato. Adicione um pouco mais de manteiga e frite as fatias de cebola até dourarem. Depois disso eu gosto de esquentar meu pão na mesma frigideira para que ele sugue qualquer suco que ainda esteja por lá. Sirva com a salada de rúcola e o chutney de ameixas. 



Normalmente o ideal seria deixar o chutney descansando por algumas semanas antes de servir, mas eu não pude resistir. 

Torta de limão e limão siciliano

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Há exatamente um ano atrás, amigos nossos se casaram e alguns convidados levaram um bolo ou uma torta pra famosa Kaffee und Kuchen como se diz aqui na Alemanha. “Café e bolo” tem sempre por volta das 15 horas, quando famílias ou amigos se encontram pra comer algo doce. Na época eu pensei muito sobre que torta levar e no final decidi por uma torta de limão, que é a preferida do meu marido.

Haviam vários bolos por lá, mas todos muito simples visualmente falando. E eis que em menos de 5 minutos, minha torta tinha acabado e as poucas pessoas que comeram um pedaço elogiaram tanto que deixaram as que não tinham conseguido experimentar um pouco frustradas. Eu nem preciso contar o quanto eu amei ouvir todo mundo elogiando meus dotes culinários, né?

E esse ano nós pensamos durante meses em fazer uma grande reunião de amigos lá no jardim, porque temos algo importante pra comemorar: eu estou grávida e em 4 semanas será o dia em que vamos ser apresentados a esse menininho que não para de chutar as minhas costelas há meses. Mas os meus hormônios de grávida fizeram com que eu cancelasse a grande reunião e resolvi convidar apenas 2 casais amigos nossos e isso só porque eles estavam fazendo muita pressão, já que tinham comprado uns presentinhos e queriam nos dar. Não queria ter muito trabalho a essa altura do campeonato, eu confesso.

Os amigos que viriam estavam no casamento que comentei ali em cima e nenhum deles teve a chance de provar a torta. Essa seria então a ocasião adequada pra repetir a receita! O recheio é do Jamie Oliver e eu uso biscoitos amanteigados pra fazer a base, é fácil e fica uma delícia!

Torta de limão e limão siciliano

Para a base:
200g de biscoitos amanteigados ou maisena
50g de amêndoas levemente trituradas
125g de manteiga em temperatura ambiente

Para o recheio:
340g de açúcar
8 ovos
350ml de creme de leite
200ml de suco de limão
100ml de suco de limão siciliano
Raspas de 4 limões

Para decorar:
Geleia de frutas vermelhas
50g de amêndoas levemente trituradas
Frutas vermelhas





Modo de preparo:

1- Triture o biscoito e misture com a manteiga e as amêndoas. Cubra o fundo de uma forma de fundo removível (não use uma forma de tarte! Além do recheio vazar, ela é baixa demais) com a mistura, pressionando bem. Separe um pouquinho da clara de um dos ovos do recheio, misture com um pouco de água e pincele uma camada fina sobre a base. Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 20 minutos. Esse passo vai criar uma película no biscoito, ajudando ele a não sugar todo o recheio, deixando-o mais crocante.

2- Bata bem o açúcar e os ovos até a mistura ficar pálida. Junte todos os outros ingredientes. Quando a base da torta estiver fria, forre o fundo da forma com papel alumínio só pra evitar sujeira, caso algumas gotinhas do recheio vazem. Despeje o recheio sobre o biscoito e leve ao forno pré-aquecido a 180C por uns 45 minutos, ou até que o recheio esteja firme nas laterais, mas um pouco mole no centro. Deixe esfriar.

3- Aqueça 3 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas para ela ficar mais fácil de espalhar e passe sobre a torta. Decore a gosto com frutas vermelhas e salpique as amêndoas trituradas por cima. O melhor é que a torta “durma” na geladeira, mas caso o tempo o esteja curto, ela deve gelar por pelo menos 3 horas.

Cozido de frango e lentilhas com pão pita de cominho

terça-feira, 19 de agosto de 2014


Sinto que recentemente eu me tornei mais aventureira na cozinha. Eu acho que isso é porque eu e meu namorado acabamos de comprar um apartamento e depois de muitos anos de aluguel e compartilhamento de cozinhas em casas de estudantes é bom ter uma cozinha que é só minha. Então eu fico muito animada e a minha maneira de expressar isso é sair fazendo compra de utensílios de cozinha e novos ingredientes exóticos como a Harissa. Tenho visto muitas receitas com harissa mas nunca comprei por não saber exatamente como usá-la da melhor maneira, esse cozido foi a minha primeira experiência com harissa.



Essa receita de cozido eu criei baseada em algumas sobras que tinha em casa e alguns ingredientes que ainda estavam na minha dispensa, incluindo a adição de última hora de molho de cranberry. Eu nem contei pro meu namorado sobre o uso desse molho porque ele não é muito fã de combinações agridoce, mas ele gostou, até porque ficou na medida certa, eu usei-o só pra retirar a acidez do tomate. 
Eu sou da opinião que receitas não planejadas sempre acabam sendo as melhores. Talvez porque as nossas expectativas não são tão altas e qualquer pequeno sucesso já é uma delicia.


E ao invés de fazer uma panela de batatas como acompanhamento, eu decidi fazer uns pães pita. Eu também ando sendo bem aventureira como padeira, e olha que eu sempre fui meio medrosa de colocar minhas mãos na massa. Meu pai faz uns pães excelentes e nós dificilmente compramos pães no supermercado, então eu sempre apreciei um pão caseiro. E gracas à Eve Parker esse processo de fazer pães em casa não foi tão assustador quanto eu imaginava, então agora não tenho desculpas.


Eu adoro pitas tostados mergulhados em húmus e depois de ter feito essa receita eu jamais voltarei a comprar pitas no supermercado.



Cozido de frango e lentilhas com pão pita de cominho (serve 2)

Para o cozido:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 colheres de chá de harissa
2 peitos de frango cortados em cubos
1 lata de lentilhas sem o soro
2 cenouras descascadas e cortadas em palitos
400ml de caldo de legumes
4 colheres de sopa de purê de tomate
2 colheres de sopa de molho de cranberry
vinho branco
1 colher de chá de amido de milho (dissolvido em um pouquinho de água)
2 folhas de louro
1 colher de chá de canela
Uma mão cheia de coentro picado

Para os pittas (faz 4):
190g de farinha branca 
60g de farinha integral 
1/2 colher de sopa de sementes de cominho, torradas 
1/2 colher de chá de sal 
1 colher de chá de fermento biológico seco 
1/4 colher de chá de açúcar granulado 
150ml de água morna
1 colher de sopa de azeite de oliva 


1. Comece fazendo o pão pita. Misture as farinhas, sementes de cominho e sal em uma tigela. Separadamente dissolver o fermento e o açúcar em um pouco de água morna 
2. Faça um buraco no centro da farinha e adicione a mistura de fermento, azeite e um pouco da água restante e lentamente incorpore os ingredientes molhados para fazer uma massa macia e elástica.
3. Em uma superfície enfarinhada sove a massa por uns bons 10 minutos (é aqui onde você queimar todas as calorias) ou até que fique lisa e elástica na textura. Coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer por 1 hora ou até que tenha dobrado de tamanho. Gosto de cobrir a tigela em um edredom, sempre funciona super bem. 
4. Bata novamente a massa por 2-3 minutos e cubra de novo e deixe a massa descansar por 5 minutos 
5. Divida a massa em 4 e faça 4 rolinhos em uma superfície enfarinhada, passe o rolo nos quatro pedaços até ficar de forma oval. Cubra e deixe descansar de novo por 10 minutos.
6. Pré-aqueça o forno a 220C e começe a fazer o cozido: em uma panela doure o frango rapidamente em óleo bem quente. Retire da panela e reserve.
7. Frite a cebola e harissa até que a cebola fique transparente. Adicione as lentilhas e cenoura e refogue por alguns minutos 
8. Volte o frango para a panela e adicione o resto dos ingredientes. Cubra a panela e cozinhe em fogo médio por 30-50 minutos 
9. Cubra uma assadeira (ou melhor ainda uma pedra de barro, se você tiver um) com um pouco de farinha e pre-aqueça no forno por 5 minutos. Coloque os pitas na assadeira quente e asse por 5-10 minutos ou até que elas comecem a inchar. 
10. Sirva o cozido com os pitas enquanto eles ainda estão quentes.



Já tentei esta receita de pita algumas vezes, tanto em uma assadeira normal e também na pedra de barro que emprestei do meu pai e foi então que finalmente entendi por que esses padeiros entusiastas gastam tanto dinheiro com esses instrumentos: a pedra de barro definitivamente traz um sabor diferente para o pão, por isso, se você vai levar panificação à sério investa em uma pedra e você não vai se arrepender.

Picolé de coco com tapioca

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

 

Existem algumas receitas que surgem através da saudade. Que pessoa que gosta de cozinhar nunca vivenciou isso? Sentir falta de uma comida da infância ou até mesmo de uma comida que comeu há pouco tempo num restaurante e tentar sua sorte pra ver se o resultado realmente condiz com aquele sabor ainda tão fresco na memória?

Quando o verão chega eu e meu marido enlouquecemos por um sorvete. Atualmente até que existem muitas sorveterias com opções sem lactose, mas até uns 2 anos atrás não era fácil achar um sabor legal. Era sempre só limão e morango. E aí acabava sendo meio chato ir numa sorveteria e pedir sempre a mesma coisa.

Quando nos casamos, ganhamos uma máquina de fazer sorvete de presente e nossa vida mudou. Ok, eu estou exagerando. Mas a verdade é que eu comecei a fazer nosso próprio sorvete sem lactose, testar sabores novos e isso é uma coisa viciante! Eis que o problema é que a máquina de sorvete tem que ir ao freezer por 12h antes de usá-la e nosso freezer é minúsculo e nem sempre temos espaço pra colocar a máquina. Foi aí que eu decidi então comprar esse ano algumas forminhas de picolé.

Eu acho picolé super prático e o que mais me agrada é que ele já vem na porção ideal. Porque o sorvete acabava durando no máximo dois dias aqui em casa, já que quando a gente ia se servir, colocava logo 2, 3 ou 4 bolas de sorvete na vasilha (eu disse que nós somos loucos por sorvete).

Assim que as forminhas chegaram por correio eu sabia que um dos primeiros sabores que eu iria testar era de coco com tapioca. Simplesmente porque esse é o meu sabor preferido de infância. A Mariana que nasceu e cresceu na mesma cidade que eu sabe do que eu to falando. Esse sorvete era maravilhoso.

As pérolas de tapioca de tapioca usadas nessa receita ficaram super fáceis de encontrar desde que teve aquela febre do Bubble Tea, então eu sempre vou à minha fiel loja asiática e está tudo resolvido. A versão desse picolé é bem menos cremosa que a da sorveteria da minha cidade natal, mas é porque ela não leva leite condensado como na receita original, o que é ótimo, assim economizo calorias!

Picolé de coco com tapioca

400ml de leite de coco integral
2 colheres de sopa de coco ralado
100g de açúcar
2/3 de xícara de pérolas de tapioca (brancas)



Modo de preparo:

1- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver até o açúcar se dissolver por completo.

2- Deixe esfriar e leve à geladeira. Quando a mistura estiver gelada, distribua nas forminhas de picolé e leve ao freezer até congelar. O melhor é deixar da noite pro dia.

Pra decorar e deixar os picolés mais bonitos, eu derreti chocolate meio amargo em banho maria, pincelei sobre os picolés e salpiquei coco ralado. Mas esse passo fica ao seu critério!

Creme syllabub cítrico com biscoito shortbread

domingo, 3 de agosto de 2014



Vocês estão lembrados de quando eu falei sobre a má reputação da culinária britânica mundo afora? Bom, se é que alguns de vocês ainda não acreditam em mim depois deste post, aqui vai mais uma sobremesa que pode mudar a sua opinião. Eu estou até meio que me sentindo como um embaixador agora. Talvez um daqueles detestáveis. Mas deixa isso pra lá.

A primeira vez que eu me deparei com um Syllabub foi no meu livro preferido de sobremesas (de todos os tempos!) do James Martin. A princípio eu torci a cara quando vi a receita. Creme de leite e vinho? Não, essa combinação é muito estranha. Mas depois de pesquisar um pouco eu descobri ser uma receita britânica bastante antiga, lá dos anos 1500. Parece que tradicionalmente ela era feita diretamente retirando o leite da vaca e colocando-o em uma jarra de cidra.

Já que uma ter uma vaca e consequentemente retirar o leite dela não fazem parte da minha realidade cotidiana, eu me interessei mais por receitas de syllabub “sólidas”, que levam creme de leite, bebida alcoólica, açúcar e suco de limão. Foi aí que decidi optar pelo creme de leite e o Limoncello. Além de que iria combinar super bem com uma compota cítrica que eu tinha feito alguns dias antes. Quer dizer, pra ser bem sincera, eu não sei se isso é uma compota de fato ou apenas uma geléia, mas segundo o que eu li a verdadeira compota deve usar a fruta praticamente inteira e também leva álcool, então minha criação está entre as duas coisas.



Eu também me arrependi de usar tanta toranja (grapefruit) nessa compota, ela ficou bastante amarga. Eu nem mesmo gosto de toranja, mas eu pensei em comprar algumas e testar numa receita de pão-de-ló. Não ficou boa. Então eu adicionei açúcar e fiz uma compota/geléia juntando outras frutas cítricas que gosto. Mesmo assim a amargura ficou, então eu aviso logo o cuidado a se tomar com essa receita: se você for fã de toranja use duas, se não, limite-se a usar só uma, mas eu tenho que admitir que o sabor azedo combina perfeitamente com o creme de leite.

E falando sobre a culinária britânica, nada poderia ser mais britânico que shortbread, um biscoitinho muito amado por aqui que acompanha o tão adorado chá. Todo e cada amigo que vem por aqui me visitar se apaixonam por eles e acabam sempre levando umas latinhas do biscoito na mala. Essa receita é super simples e é adaptada de uma antiga revista Women´s Weekly.



 Porque por mais que eu ame sobremesas cremosas, eu sempre preciso de alguma textura nela. Essa receita rende 4 taças pequenas de vinho, mas sobrará um pouco de shortbread. Mas e isso é algo ruim? Jamais.






Creme syllabub cítrico com biscoito shortbread (rende 4 porções)

Para a compota:
2 toranjas
4 clementinas ou tangerinas
1 laranja
120g de açúcar

Para o Syllabub:
300ml de creme de leite fresco
100ml de iogurte natural
30ml de Limoncello
4tbsp de açúcar de confeiteiro

Para o shortbread:
125g de manteiga
60g de açúcar
160g de trigo
15g de amido de milho
Açúcar pra salpicar por cima

1. Para a compota, descasque as frutas e retire as sementes. Acrescente todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e em fogo alto deixe ferver por 5-7 minutos até que a mistura engrosse. Deixe esfriar.

2. Agora para o shortbread: preaqueça o forno a 160C. Bata a manteiga e o açúcar em uma vasilha até ficar um creme clarinho, o que dura aproximadamente uns 3 minutos. Peneire a farinha com o amido de milho e misture com o creme de manteiga e açúcar. Sove um pouco a mistura com as mãos para formar uma massa firme. Leve-a para uma superfície enfarinhada e forme um círculo. O meu tinha em média 15cm de diâmetro e estava bem fino. Leve para uma assadeira coberta de papel manteiga e faca furinhos na massa com um garfo. Com uma faca corte (não muito fundo) em 8 fatias, como uma pizza. Leve por 30 minutos à geladeira e depois asse por 30 minutos ou até que fique um dourado ainda pálido. Deixe esfriar e salpique um pouco de açúcar por cima.

3. Prepare o creme batendo o creme de leite fresco até ficar bem espesso e depois incorpore os outros ingredientes.

4. Para montar a sobremesa começe com algumas colheres da compota no fundo da taça, seguida de uma camada de creme e por cima um triângulo do shortbread.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...