Bolo de banana com farofa crocante

quarta-feira, 14 de maio de 2014


A idéia de fazer esse bolo não surgiu por um motivo nada espetacular: eu tinha bananas super maduras em casa que tinham que ser usadas. Crescendo no Brasil eu aprendi a deixar a banana amadurecer bem antes de comer. Aqui na Alemanha a maioria das pessoas acham que se a banana já está com manchinhas pretas, ela está estragada. E é assim que as bananas ficam aqui dias na dispensa, porque meu marido simplesmente não as come mais se estiverem maduras. Nem tudo na vida dá pra entender, fazer o que...

Foi então que saí procurando pelos meus livros e revistas por uma receita interessante de bolo de banana. Essa eu adaptei da revista Lecker. Fácil de fazer, delicioso e molhadinho.

Bolo de banana com farofa crocante (rende 12 pedaços)

Para a farofa:
85g de manteiga derretida
100g de nozes picadas
125g de trigo
60g de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela
Uma pitada de sal

Para o bolo:
125g de manteiga
100g de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela
Raspas de 1 limão
1 pitada de sal
1 fava de baunilha / 1 colher de sopa de extrato de baunilha
3 colheres de sopa de trigo + 100g de trigo
3 ovos
3 bananas maduras
100g de nozes picadas
75g de iogurte natural
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180C. Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos da farofa e bata em velocidade baixa na batedeira. Aumente a velocidade pra média , despeje a manteiga derretida e deixe formar uma farofa grossa. Reserve.

2. Unte uma forma retangular de 30x20 cm ou cubra-a com papel manteiga. Bata na batedeira a manteiga, o açúcar, a canela, as raspas de limão, o sal e a baunilha até a mistura ficar pálida. Acrescente um ovo de cada vez, adicionando depois de cada ovo, uma colher de sopa de trigo.

3. Amasse as bananas com um garfo e adicione à massa do bolo, junto com o iogurte. Bata até a massa ficar homogênea. Misture o trigo, o fermento e as nozes em uma vasilha. Acrescente a mistura de secos à massa e bata somente até o trigo se incorporar à massa.

4. Coloque a massa do bolo na forma e cubra com a farofa. Leve ao forno por 30-35 minutos. Por conta da banana, esse bolo pode ficar ainda úmido ao se espetar um palito, não fique com medo.


Eu levei esse bolo de sobremesa pra um churrasco que fizemos com amigos no final de semana e todos adoraram! Ainda quente, ele também fica maravilhoso com uma bola de sorvete de baunilha. Você também tem bananas maduras na sua casa? Se junte a mim!

2 comentários:

  1. Eu chego a esconder bananas para nao as comerem e amadurecerem, para depois fazer bolos e gelados :)
    Ficou lindo o bolo, esse interior bem molhadinho e a farofa, tudo com aroma a banana e canela.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que tentar fazer gelados com bananas, já ví tantas receitas que parecem deliciosas :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...