E eis que o final do nosso Especial pra Copa do Mundo chega ao fim. Eu confesso que acompanhei mesmo só os jogos do Brasil e da Alemanha, mas no geral essa Copa foi surpreendente. Quem diria que países super feras no futebol como a Espanha, Itália, Inglaterra e Franca sairiam tão cedo do torneio?! Grandes surpresas...
E para aqueles que não acompanharam, seja pelo fuso horário ou por simplesmente não se interessarem por futebol, espero que esse Especial tenha dado pra vocês pelo menos uma pequena introdução à rica culinária brasileira e que vocês tenham gostado!
O personagem principal de hoje é mais uma vez a mandioca, que já apareceu por aqui há algumas semanas atrás. Dessa vez a mandioca aparece na sua forma in natura e vai ser uma ótima oportunidade pra você, que ainda não trabalhou com essa raiz, a conhecer ela mais de perto. Quem sabe não será amor à primeira vista?!
No ano passado fomos eu, meu marido e meus sogros pro Brasil em setembro. Foram 3 semanas de muito sol, praia, água de coco, caipirinha, sucos naturais e muita, muita mandioca frita! Depois dessa viagem eles mesmo compram a mandioca no mercado e fazem pros amigos quando recebem visita. Aqui na Alemanha já vi também diversas hamburguerias que oferecem ao invés da batata, a opção mandioca frita. Ou seja, você TEM que experimentar! E para aqueles que sempre precisam de um molho pra acompanhar fritas, guacamole seria uma excelente opção.
Mandioca frita
1 mandioca
Sal
Óleo para fritar
Guacamole
1 abacate bem maduro
1 tomate
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
Suco de 1 limão
¼ de xícara de cebolinha
1 pimenta-dedo-de-moça
Sal, pimenta-do-reino
Modo de preparo:
1- Corte as extremidades da mandioca (leia dicas abaixo!) e divida ela a cada 5cm de comprimento. Descasque-a. Corte cada pedaço no meio e depois em tiras de em média 2 cm.
2- Coloque-as em água fervente com sal e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até que estejam macias, mas não se desfazendo. Retire da água e reserve.
3- Leve o óleo pra esquentar bem e frite-as até que fiquem douradas. Agora é só colocá-las sobre um papel absorvente pra retirar o excesso de óleo e salgar a gosto.
4- Para o guacamole, pique os tomates e a cebolinha bem finos e esprema o alho. Coloque o abacate em um prato e amasse com um garfo ou leve ao processador. Junte todos os outros ingredientes e tempere a gosto com sal e pimenta.
Esse snack é delicioso! A grande verdade é que a mandioca rouba a cena de tão saborosa e crocante que na verdade eu acabo servindo ela muitas vezes sem dip nenhum, então sinta-se a vontade nesse sentido.
Algumas dicas sobre a mandioca: a mandioca pode ser comprada em qualquer mercado asiático, árabe ou indiano. Cuidado pra não comprar uma mandioca muito velha, pois ela demora muito pra cozinhar e é muito fibrosa. Eu sempre peco pra cortarem uma das extremidades e escolho a que está mais branquinha e sem manchas escuras. Na hora de descascar, seja generoso, pois a casca é bastante dura e grossa.
Nunca provei mandioca, mas encontro à venda por isso é hora de experimentar :)
ResponderExcluirE guacamole adoro!!
Um beijinho.
Mandioca é um delícia, tu vais gostar. O que eu também adoro fazer com elas é um pure de mandioca, o sabor é maravilhoso e combina muito bem com carne :)
ExcluirBeijinhos
costumo fazer ou uma coisa, ou outra por aqui... mas nunca testei a mistura. adorei a dica!
ResponderExcluirp.s.: como perdi as esperanças de achar macaxeira fresca que näo esteja velha, costumo comprar a congelada. já vem descascada e cortadinha, e cozinha que é uma beleza!
Eu nunca testei a congelada! Tenho que dar uma volta por uns mercados asiáticos pra ver se eu encontro, mas deve ser super prático ter sempre no congelador pra quando bater a vontade!
ExcluirAaaaaaaamo aipim! hehe...Quantos nomes tem essa raiz, hein? Nunca procurei por aqui porque achei que não existia! Vou providenciar!!!!!
ResponderExcluirAipim, mandioca, macaxeira, cassava, yuca... pouco popular e tantos nomes, hahahaha
ExcluirProvidencie que tem em qualquer mercado turco/asiático =)
A gente tem que fazer um escondidinho com carne seca qualquer encontrinho desses!