Bolo de mandioca {sem lactose, sem açúcar, sem glúten}

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


Não me perguntem porque eu ando tao saudosa nos últimos tempos, tentando através da cozinha reviver memórias de momentos tao bonitos da minha infância. Com essa receita não é diferente. A Mariana com certeza também conhece esse bolo maravilhoso e tao típico em algumas regiões do Brasil.
A mandioca já ilustrou diversas receitas aqui no Blog (a mandioca frita, o pão de queijo, o picolé de tapioca..) e eu não me canso de usar ela na minha cozinha porque o sabor é maravilhoso e melhor ainda: na cozinha Paleo ela não pode faltar!

Todas as receitas que levam mandioca tem uma consistência bastante interessante, como se fosse de uma goma. Então ao fazer esse bolo, não espere aquele bolo soltinho típico de um bolo comum. O bolo de mandioca é mais denso, tem mais a consistência de um brownie daqueles bem suculentos.

Eu tinha duas receitas de família pra escolher e fui adaptando as duas ao meu paladar. Esse bolo é sem açúcar, sem leite e sem glúten.

Bolo de mandioca 

4 ovos
200ml de leite de coco
500g de mandioca 
uma pitada de sal
150ml de maple syrup ou mel de abelha
2 colheres de sopa de ghee ou óleo de coco, derretido
Erva-doce




Modo de preparo:

1.Preaqueça o forno a 180C. Corte as extremidades da mandioca, descasque-a e rale no ralador grosso. Com uma colher misture todos os ingredientes em uma vasilha. 

2.Forre uma assadeira de 40*20cm com papel manteiga e despeje a massa. Salpique a quantidade de erva-doce que desejar. Esse passo é opcional. 

3.Leve ai forno por em média 40 minutos, até que o bolo esteja dourado.

Um comentário:

  1. ando mega saudosa também! ainda hoje comprei milho na feira pra fazer pamonha (vejamos)...
    meus bolos com goma de mandioca ficam com uma consistência muito estranha... por isso desisti :/ mas com a macaxeira fresca tá com cara de muito delícia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...