Cheesecake de ruibarbo e mel com base de gengibre

quarta-feira, 7 de maio de 2014



Eu vou compartilhar um segredo com vocês: eu não gosto de ruibarbo. É uma fruta com um caule grosso e rosa e folhas bem grandes, mas acho muito azedo e fibroso! Mas todo mundo da minha família o ama, então antes da primavera chegar a minha mãe já tava enchendo a casa com eles. Na verdade ela compra tantos que inevitavelmente alguns deles alcançam o fim das suas vidas antes de conseguirmos fazer alguma coisa com eles. E é aí que eu entro em ação e faço uma geléia.
Dessa vez eu me inspirei numa receita da Delia com laranjas e gengibre e ela ficou ótima, apesar de um pouquinho doce, o que é única e exclusivamente minha culpa, já que eu nunca meço a quantidade de açúcar (esse é um péssimo hábito).
Sempre que eu faço a massa de biscoito dos meus cheesecakes eu gosto de usar biscoitos de gengibre (aqui se chamam Ginger Nuts), já que o gosto de gengibre não é acima da medida e esses biscoitos são super amanteigados, mas qualquer biscoito de gengibre vai funcionar pra essa receita ou mesmo um biscoito de maizena misturado com gengibre ralado.
A forma pequenina que dá pra ver na foto é tudo o que não coube dentro da forma de tamanho normal, que serve de 10-12 fatias e não entrou na foto. Não esqueça de fazer a compota algumas horas antes, pra que ela esteja completamente fria da hora de usar.



Cheesecake de ruibarbo e mel com base de gengibre

100g de manteiga, derretida
250g de biscoitos de gengibre
200g de iogurte grego
3 colheres de sopa de mel de boa qualidade
200ml de creme de leite
250g de cream cheese

Para a compota:
200g de ruibarbo, cortado em cubos
40g de açúcar
Raspas e suco de 1 laranja
15g de gengibre, ralado

1.       Preaqueça o forno a 180C/Gas 4. Coloque o ruibarbo, o açúcar, o suco e as raspas da laranja e o gengibre em uma panela. Deixe cozinhar sem tampar a panela por 30-40 minutos. Reserve.
2.       Unte uma forma de fundo removível com manteiga. Bata os biscoitos em um processador, depois disso os transfira para uma vasilha, adicione a manteiga e misture bem. Despeje tudo na forma e pressione bem, formando a base do cheesecake. Leve à geladeira para esfriar.
3.       Bata os outros ingredientes do cheesecake em uma batedeira até ficar homogêneo. Despeje por cima a compota de ruibarbo, marmorize o cheesecake com ela e transfira cuidadosamente a mistura para a forma onde está a base de biscoito. Depois de pronto leve pra geladeira durante a noite.
4.       Antes de desenformar, deixe o cheesecake em temperatura ambiente por 30 minutos.



Mesmo aqueles que não são muito fãs vão gostar dessa receita, não só pela simplicidade mas também porque a doçura do mel contrasta bem com o gengibre e a acidez do ruibarbo. Experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...