Pão sírio com recheio de carne moída (Arayes), hummus e salada fattoush

quinta-feira, 1 de maio de 2014



Cada cultura tem os seus pratos clássicos, o seu modo de misturar temperos, o seu modo de preparo. Eu adoro isso. Adoro experimentar receitas totalmente desconhecidas, me surpreender com o resultado final, sair à procura de ingredientes antes desconhecidos. Eu tenho a sensação de viajar sem sair da minha própria casa.


Desde a semana passada eu estava sonhando com um jantarzinho simples, mas libanês. Eu tenho que dizer pra vocês que a cozinha libanesa não é tão distante pra mim, cresci com a minha vó cozinhando diferentes receitas, mas agora eu estou na fase de dar o meu próprio toque em todas as receitas já conhecidas por mim durante a minha infância. Que saudade desse tempo!



A receita que eu apresento pra vocês hoje é bastante variável. Eu fiz na verdade três receitas diferentes pra montar um menu completo pro jantar. Mas os arayes são ótimos pra fazer também como lanche ou petisco no dia de receber os amigos em casa acompanhados de um vinho ou uma cerveja. O hummus é uma pasta deliciosa que pode ser usada como dip pra legumes, como pasta pra sanduíches, com peixe ou frango. E por fim a salada, super refrescante por conta da hortelã, que pode também ser feita sozinha ou como acompanhamento pra outros pratos. Parecem ser muitos ingredientes, mas tudo é super fácil de fazer.

Pão sírio com recheio de carne moída (Arayes), hummus e salada fattoush (serve 4)

Para o Arayes:
500g de carne moída
1 cebola média picada
1 colher de chá de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1 pimentão verde picado
1 tomate sem sementes picado
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de garam masala (pode ser substituído por pimenta síria)
1 colher de chá de pimenta-da-jamaica moída
½ colher de chá de canela
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 pimenta-dedo-de-moça
Pão sírio

Para o Hummus:
1 lata de grão-de-bico
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
Suco de ½ limão siciliano
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de água
Pimenta-do-reino a gosto

Para a salada Fattoush:
1 mão cheia de alface romana (5-6 folhas)
½ pepino cortado em cubos
1 tomate cortado em cubos
2 colheres cheias de salsinha picada
2 colheres cheias de hortelã picada
3 rabanetes cortados em cubos
1 cebolinha cortada em rodelas
½ colher de chá de zumaque (tempero árabe)
1 pão sírio
3 colheres de sopa de suco de limão siciliano
6 colheres de sopa de azeite
½ dente de alho amassado
Sal, pimenta-do-reino

Modo de preparo:
1. Começamos temperando a carne. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes do Arayes, menos o pão sírio. Se você não gostar de nada apimentado, retire as sementes da pimenta-dedo-de-moça. Misture bem com as mãos, cubra com um papel filme e leve à geladeira.

2. Agora o hummus. O bom pro preparo do hummus é usar o processador, mas um liquidificador também funciona. Escorra o líquido do grão-de-bico e leve-o bem. Acrescente todos os ingredientes no processador e bata bem por uns 3 minutos. Quanto mais você bater, mais cremoso fica o hummus. Se você achar que a pasta ainda está muito densa, coloque aos poucos mais água. Experimente pra ajustar a quantidade de sal, limão e pimenta.

3. Preaqueça o forno a 180C/350F/Gas 4 e coloque um pão sírio pra torrar por uns 10 minutos ou até que ele fique crocante. Na vasilha em que for servir a salada, coloque a alface cortada em pedaços pequenos, o pepino, o tomate, a salsinha, a hortelã, os rabanetes, a cebolinha e o zumaque. Em uma tigela pequena faca o molho misturando bem o suco de limão, o azeite, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Quebre o pão sírio torrado em pedaços médios. Reserve a salada, o molho e o pão separadamente.

4. Corte o pão sírio para o Arayes no meio, abra e recheie com a carne temperada. Dependendo do tamanho do pão, use 2 colheres de sopa de recheio, já que ele não deve ficar muito grosso. Depois da metade recheada, corte elas no meio e depois no meio novamente. Por pão sírio você terá dessa forma 8 Arayes. Recheie os pães até a carne acabar. Coloque os Arayes em um forma coberta com papel manteiga e leve ao forno por 30 minutos ou até ficarem torrados. Na metade do tempo, vire os Arayes pra eles pegarem uma cor dos dois lados.

5. Na hora de servir, misture o Fattoush com o molho e os pedaços de pão sírio torrados.


A combinação dessas três receitas fica deliciosa! A combinação dos temperos mais “quentes” usados pro Arayes juntamente com a refrescância da salada Fattoush é indescritível. 

Vale ressaltar que o tempo no forno do Arayes pode variar muito e é importante só rechear o pão minutos antes de colocá-los no forno, se não eles ficam úmidos e não torram. E dependendo da quantidade de gordura da carne, demora mais pro pão torrar. O Hummus eu usei só metade pra servir com o Arayes e a outra metade coloquei em um vidro bem selado, onde ele pode ficar na geladeira por uma semana.

2 comentários:

  1. Quase viajamos ao ler-te e ao ver as fotos!
    Adoro estes sabores, que boas receitas. Gosto muito de hummus e fattoush.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala que eu também adoro esse tipo de combinacao de sabores! Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...