Pão de queijo com molho chimichurri

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Continuando nossos posts especiais pra Copa do Mundo, essa próxima receita é cara do Brasil: pão de queijo. Não importa de que lugar do mundo você veio, uma coisa eu garanto: você vai amar esses pãezinhos! O Brasil é rico em snacks pra serem servidos como lanche ou acompanhados de uma boa cerveja e o pão de queijo faz definitivamente parte da paixão nacional do país.

Eles são feitos com farinha da mandioca (sem gluten!), que é na verdade uma raiz e parece uma batata branca e com casca marrom. A mandioca tem origem sul-americana, mas foi com o tempo levada para vários países africanos e asiáticos, fazendo hoje em dia parte da cultura culinária de vários lugares do mundo. A farinha de mandioca é a responsável pela consistência dos pãezinhos, que ficam pegajosos por dentro e crocantes por fora.

Já o molho chimichurri, não é tradicionalmente brasileiro, mas uma excelente combinação pros pãezinhos e também pra carnes. Muitos gostam deles com manteiga ou até mesmo com uma geléia de frutas vermelhas. Mas a verdade é que os pães de queijo sozinhos já são um sonho, então não se preocupe com acompanhamentos. Agora é realmente só colocar umas bebidas pra gelar, chamar os amigos pra ver os jogos da copa e servir pão de queijo!

Pão de queijo com molho chimichurri (rende em média 30 pãezinhos)

Para o molho:
¼ de xícara de salsinha
1 colher de sopa de orégano (seco ou fresco)
1 dente de alho amassado
¼ de xícara de cebolinha
1 pimenta-dedo-de-moça
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de suco de limão
¼ de xícara de azeite
Sal e pimenta

Para os pães de queijo:
400g de polvilho azedo (manioc starch – fácil de achar em lojas asiáticas)
180ml de leite
50ml de óleo
2 ovos
1 colher de chá de sal
200g de queijo feta 
200g de gouda ou emmentaler


Modo de preparo:
1. Pique bem a salsinha, a cebolinha, o orégano (caso use fresco) e a pimenta-dedo-de-moça. Misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

2. Preaqueça o forno a 200C. Em uma panela, leve o leite e o óleo para ferver. Coloque o polvilho, o sal, os queijos e os ovos em uma vasilha. Depois de ferver, junte o leite e o óleo e sove bem. Primeiro com uma colher, já que os líquidos estarão bem quentes, depois com as mãos.

3. Molde os pãezinhos do tamanho desejado. Eu geralmente os faço com 4cm de diâmetro, mas aqui você é quem manda. Leve à uma assadeira com papel manteiga e ao forno por em média 25 minutos, ou até que eles estejam levemente dourados.



Eu sempre faço essa receita com leite de soja, queijo feta de cabra e emmetaler, já que tenho intolerância à lactose. Esses pães podem ser congelados sem problemas. É só moldá-los, levar ao freezer separados e assim que congelarem, transferir para um saco plástico para congelar alimentos. Eles são uma das comidinhas de sexta-feira prediletas aqui em casa, junto com umas boas azeitonas, diferentes queijos e um bom vinho. Eu garanto que eles vão ser um sucesso, então agora é só torcer pra que o seu time seja o vencedor!

4 comentários:

  1. rá... e eu procurando alguma coisa pra servir pros alemäes no próximo jogo do brasil. perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá vendo, agora já sabe o que servir :P
      nao tem nacionalidade que nao ame um pao de queijo, vai...

      Excluir
  2. Que coisa boa! Eu adoro pãezinhos de queijo, mas nunca fiz em casa.
    É um belo petisco sim :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ines quando eu morava no Brasil também nunca tinha feito pao de queijo em casa, porque é tao fácil de encontrar em todos os lugares. Mas ele ficam ótimos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...