Mandioca frita com guacamole

quinta-feira, 10 de julho de 2014

E eis que o final do nosso Especial pra Copa do Mundo chega ao fim. Eu confesso que acompanhei mesmo só os jogos do Brasil e da Alemanha, mas no geral essa Copa foi surpreendente. Quem diria que países super feras no futebol como a Espanha, Itália, Inglaterra e Franca sairiam tão cedo do torneio?! Grandes surpresas... 

E para aqueles que não acompanharam, seja pelo fuso horário ou por simplesmente não se interessarem por futebol, espero que esse Especial tenha dado pra vocês pelo menos uma pequena introdução à rica culinária brasileira e que vocês tenham gostado!

O personagem principal de hoje é mais uma vez a mandioca, que já apareceu por aqui há algumas semanas atrás. Dessa vez a mandioca aparece na sua forma in natura e vai ser uma ótima oportunidade pra você, que ainda não trabalhou com essa raiz, a conhecer ela mais de perto. Quem sabe não será amor à primeira vista?!

No ano passado fomos eu, meu marido e meus sogros pro Brasil em setembro. Foram 3 semanas de muito sol, praia, água de coco, caipirinha, sucos naturais e muita, muita mandioca frita! Depois dessa viagem eles mesmo compram a mandioca no mercado e fazem pros amigos quando recebem visita. Aqui na Alemanha já vi também diversas hamburguerias que oferecem ao invés da batata, a opção mandioca frita. Ou seja, você TEM que experimentar! E para aqueles que sempre precisam de um molho pra acompanhar fritas, guacamole seria uma excelente opção.

Mandioca frita
1 mandioca
Sal
Óleo para fritar

Guacamole
1 abacate bem maduro
1 tomate
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
Suco de 1 limão
¼ de xícara de cebolinha
1 pimenta-dedo-de-moça
Sal, pimenta-do-reino

Modo de preparo:
1- Corte as extremidades da mandioca (leia dicas abaixo!) e divida ela a cada 5cm de comprimento. Descasque-a. Corte cada pedaço no meio e depois em tiras de em média 2 cm.

2- Coloque-as em água fervente com sal e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até que estejam macias, mas não se desfazendo. Retire da água e reserve.

3- Leve o óleo pra esquentar bem e frite-as até que fiquem douradas. Agora é só colocá-las sobre um papel absorvente pra retirar o excesso de óleo e salgar a gosto.

4- Para o guacamole, pique os tomates e a cebolinha bem finos e esprema o alho. Coloque o abacate em um prato e amasse com um garfo ou leve ao processador. Junte todos os outros ingredientes e tempere a gosto com sal e pimenta.

Esse snack é delicioso! A grande verdade é que a mandioca rouba a cena de tão saborosa e crocante que na verdade eu acabo servindo ela muitas vezes sem dip nenhum, então sinta-se a vontade nesse sentido.




Algumas dicas sobre a mandioca: a mandioca pode ser comprada em qualquer mercado asiático, árabe ou indiano. Cuidado pra não comprar uma mandioca muito velha, pois ela demora muito pra cozinhar e é muito fibrosa. Eu sempre peco pra cortarem uma das extremidades e escolho a que está mais branquinha e sem manchas escuras. Na hora de descascar, seja generoso, pois a casca é bastante dura e grossa.

6 comentários:

  1. Nunca provei mandioca, mas encontro à venda por isso é hora de experimentar :)
    E guacamole adoro!!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandioca é um delícia, tu vais gostar. O que eu também adoro fazer com elas é um pure de mandioca, o sabor é maravilhoso e combina muito bem com carne :)
      Beijinhos

      Excluir
  2. costumo fazer ou uma coisa, ou outra por aqui... mas nunca testei a mistura. adorei a dica!

    p.s.: como perdi as esperanças de achar macaxeira fresca que näo esteja velha, costumo comprar a congelada. já vem descascada e cortadinha, e cozinha que é uma beleza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca testei a congelada! Tenho que dar uma volta por uns mercados asiáticos pra ver se eu encontro, mas deve ser super prático ter sempre no congelador pra quando bater a vontade!

      Excluir
  3. Aaaaaaaamo aipim! hehe...Quantos nomes tem essa raiz, hein? Nunca procurei por aqui porque achei que não existia! Vou providenciar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aipim, mandioca, macaxeira, cassava, yuca... pouco popular e tantos nomes, hahahaha
      Providencie que tem em qualquer mercado turco/asiático =)
      A gente tem que fazer um escondidinho com carne seca qualquer encontrinho desses!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...