Sopa de chouriço e feijão branco

quarta-feira, 21 de maio de 2014




Eu sempre tive um ponto fraco por soupas, até a minha mãe sabe que se ela quer me alegar é só fazer sopa pra janta. É um prato gratificante e cheio de nutrientes, e eu amo que existem tantas maneiras de criar uma sopa: pegue suas sobras, adicione brodo, um pouco de manteiga e bata. Ou nem bata e faça uma sopa cheia de pedaços.

Então vocês não vão se surpreender se eu contar que quando eu vi que não tinha muito na minha dispensa e com um namorado faminto pra alimentar eu decidi fazer sopa.
Essa receita é super acessível e leva apenas 4 ingredientes: batatas, feijão, chouriço e cebola. Meu namorado é meu maior criticador, então eu fiquei surpresa que essa sopa virou a predileta dele. Desde então eu já a cozinhei diversas vezes.

Mas parece que já tô até escutando vocês dizerem que o verão tá chegando e sopas são ótimas mas só no outono e inverno... Errado! Na verdade tomar uma sopa quente em um dia quente ajuda você a se refrescar. Comidas quentes dão ao seu corpo calor, fazendo você suar e isso consequentemente resfria mais o seu corpo. Essa não sou eu, é a ciência dizendo pra você fazer essa sopa!

Sopa de chouriço e feijão branco (serve 3 porções)

2 batatas grandes, cortadas em cubos
150g de chouriço, cortado em cubos
Uma lata (400g) de feijão branco, drenado
500ml de caldo de legumes
1 cebola, picada
Uma mão cheia de salsinha, picada
Azeite
Sal

1.       Frite o chouriço em um fio de azeite em fogo médio por 3-4 minutos, adicione a cebola e deixe fritar até o chouriço ficar bem dourado. Depois acrescente o resto dos ingredientes.

2.       Depois de uns 20 minutos quando as batatas já estiverem cozidas, amasse um pouco delas e do feijão pra deixar a sopa mais cremosa. Prove pra ajustar a quantidade de sal e deixe cozinhar em fogo brando por mais 5 minutos.

3.       Decore com a salsinha e aproveite!



É super fácil e cremosa sem ter que adicionar nenhuma gordura extra, graças às batatas e feijões amassados. Eu adicionei só um pouco mais de sal antes de servir, já que mesmo na hora de temperar você não tem que se preocupar muito, porque o chouriço tempera tudo! 

Um comentário:

  1. Eu adoro sopas! De inverno e no verão, mesmo quente, ou fria, até pela manhã ou ao lanche.
    Sou uma sopeira hehe. Que boa. Estes dias de chuva pedem malgas de sopa fumegante.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...