Leite de coco caseiro e Creme de coco com morango e ruibarbo (sem lactose, sem açúcar, paleo)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Eu acho que não é novidade pra ninguém que acompanha esse blog que eu sou fã de doces. Eu acho que quase todo mundo tem a sua primeira experiencia na cozinha fazendo um doce. Quem nunca ajudou a avó ou a mãe a bater a massa de um bolo, a separar os ovos ou passar manteiga na forma? Lá em casa desde que eu pude mexer no forno sozinha eu fazia todo sábado um bolo, sempre a mesma receita. A única coisa que mudava era que ele as vezes era todo de chocolate e as vezes mesclado.
Com o tempo fui me aventurando mais e comecei a fazer tortas, mousses e outras coisas mais. Mas sempre permaneci no doce. Cozinhar comida de verdade eu só comecei muito mais tarde. Então não tenho como negar que desde sempre sou fã de uma sobremesa. Com a dieta Paleo as restrições de fato aumentaram, mas ainda assim é uma delícia descobrir receitas novas e eu acho ótimo poder continuar comendo minhas sobremesas usando só ingredientes saudáveis.

Já que usamos agora bastante leite de coco, eu resolvi me aventurar e fazer o meu próprio. A vantagem é que você pode deixar o seu leite de coco na consistência que deseja, mais grosso com menos água ou mais ralo pra fazer smoothies por exemplo. O resultado ficou maravilhoso e eu acabei usando ele pra fazer uma receita super fácil e que leva poucos ingredientes. Você pode usar o leite de coco do supermercado também que o resultado será o mesmo. Ou quase o mesmo, porque o sabor do leite de coco caseiro não se compara.

Leite de coco caseiro

1 coco seco
500ml de água morna


Modo de preparo:
1. Abra o coco e caso tenha água dentro, guarde-a em um copo. O melhor método é usar uma chave de fenda. O coco tem três furinhos no topo e um deles é macio. Faça um furo e vire ele sobre um copo pra retirar a água. Depois, usando um martelo comece a bater no coco inteiro, não somente em um lugar, e logo ele vai se abrir. Retire a carne, pique em pedaços menores e reserve.

2. Subtraia a quantidade de água de coco dos 500ml de água e leve as águas e a carne do coco ao liquidificador ou processador. Bata bem por no mínimo 5 minutos. Coe com um pano de prato e o seu leite de coco está pronto. Conserve na geladeira por até 4 dias. 

Creme de coco com morango e ruibarbo

500ml de leite de coco
6 folhas de gelatina
75ml de maple syrup ou mel
200g de morangos
150g de ruibarbo
amêndoas picadas




Modo de preparo:
1. Limpe os morangos e o ruibarbo. Corte o ruibarbo em pedaços de 1cm. Adicione 2 colheres de sopa de água em uma panela, junte as frutas e leve ao fogo baixo. Deixe aferventar tudo com a tampa fechada por uns 15-20 minutos ou até que vire uma calda. As frutas devem ainda manter a sua forma.

2. Leve ao liquidificador o leite de coco e o maple syrup. Prepare a gelatina conforme a embalagem. Ligue o liquidificador e enquanto tudo estiver sendo misturado, adicione a gelatina. 

3. Divida o creme de coco em copos, deixando ainda espaço para a calda. Leve à geladeira e espere o creme firmar. Divida a calda de morango e ruibarbo entre os copos e salpique amêndoas por cima.

Um comentário:

  1. mas que cara de veräo tem essa sobremesa!
    os meus cocos foram usados pra fazer tapioca. gastei zilhöes de tempos da minha vida ralando coco com uma ferramenta medieval que minha mäe me deu. até que descobri (hoje) que tem coco ralado congelado (coco fresco, näo quele kokosraspeln) no asiamarkt. n.u.n.c.a. mais nessa vida vou ralar coco!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...