Sopa de abóbora e sementes crocantes

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016


Eu não fui uma criança fácil pra comer. Eu nunca vou esquecer do dia em que uma tia minha me disse que toda a comida que eu estava jogando fora estaria esperando por mim no dia que eu morresse. 
Terrível, não? E um pouco maldoso. 
Mas ultimamente eu tenho pensado muito sobre desperdício de comida.
Comida é algo tão poderoso que ultimamente tem sido usada como arma pra controlar civis por rebeldes na Síria. Dói demais saber que crianças tem comido grama pra não morrerem de fome. Eu sei que as opiniões são muito divergentes quanto a esse tema, mas eu me sinto tão frustrada em saber que não tenho como voar pra lá e oferecer ajuda. Mas existem outras formas de nos conscientizarmos a respeito dessa questão. 
Na Europa nós desperdiçamos 89 milhões de toneladas de comida em 2013 e a Inglaterra foi o país que mais contribuiu pra esse número horroroso. 
Agora você deve estar pensando que a culpa é dos supermercados, certo? Errado! O problema está no desperdício dentro de casa. É duro escutar isso enquanto tantas pessoas passam fome no mundo.
Então o problema começa em casa e se não podemos contribuir fisicamente pra essa questão tão grave, podemos pelo menos nos tornar mais conscientes a respeito do tema desperdício de comida e agradecer por toda a comida que temos a chance de ter em nosso prato. 
Essa sopa foi uma excelente forma de começar a evitar desperdício. Usei sobras de frango, mas você também pode substituir por coxas de frango ainda com osso, se não tiver as sobras em casa. 


Ingredientes
1 abóbora butternut ou japonesa 
1 batata pequena, descascada e cortada em cubos 
20g de gengibre descascado 
1 colher de chá de pasta de harissa 
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada 
¼ de colher de chá de cominho 
1/3 de sobras de frango assado, ainda no osso 
1 talo de salsão, picado 
3 folhas de louro 
1 cebola média, picada 
Sal e pimenta 
Azeite de oliva
Queijo feta esfarelado, pra decorar 

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 170C. Descasque e retire a semente da abóbora, não jogue as sementes fora. Corte a abóbora em pedaços não tao pequenos, coloque um fio de azeite por cima dos pedaços e leve ao forno por 30 minutos. 2. Para fazer o caldo refogue a cebola e o salsão em um pouco de azeite. Assim que a cebola estiver transparente adicione 800ml de água e tempere com sal e pimenta, adicione as folhas de louro e o frango. Deixe aferventar bem devagar por 30 minutos. 3. Retire do caldo o salsão, as folhas de louro e o frango. Adicione a batata, a abóbora, o gengibre, a pasta de harissa, a noz-moscada e o cominho. Deixe afermentar por 30 minutos. 4. Retire a panela do fogo. Desfie o frango e o coloque na sopa. Bata ela até ficar cremosa. 5. Lave as sementes de abóbora e enxugue-as com um papel toalha. Coloque-as em uma assadeira, coloque um fio de azeite por cima delas e salpique um pouco de sal. Leve ao forno a 160C por 20-30 minutos, mexendo de vez em quando. 5. Sirva a sopa com as sementes torradas e esfarele queijo feta por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...