Balanço monocromático perfeito

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Marbled mousse
No final de semana passado eu fiquei sabendo com poucas horas de antecedência que teria que preparar um almoço pra sete pessoas. Eu tinha um frango inteiro pra assar com todos os acompanhamentos e sem tempo algum pra ainda ir ao supermercado fazer compras, eu tinha que inventar uma sobremesa na qual levasse como ingredientes só aquilo que eu tinha na despensa de casa. Eu tava me sentindo como um participante daquele programa de TV Masterchef. 
Sabendo que eu tinha chocolate no armário da minha cozinha eu decidi folhear o meu tão confiável livro de receitas de chocolate Green and Black´s e procurar pela receita que tinha a menor quantidade de ingredientes. A resposta era mousse! 
Agora pra falar a verdade eu não sou nenhuma fã de mousse, de nenhum tipo deles, nem mesmo de chocolate. Eu acho eles... sem graça. Mas, como eu disse, eu estava em uma verdadeira corrida contra o tempo e com um prato principal tão pesado como o que eu ia servir, eu achei que um mousse daria aquele toque final bem leve ao almoço. Além, claro, de ser uma das receitas mais acessíveis que se possa ser feita. Eu não sou nada esnobe quando se trata de ingredientes, mas como nessa receita eles são tão poucos, eu aconselho o uso de um chocolate de boa qualidade, com 70 ou 80% de cacau. Eu usei chocolate Lindt.

Mousse mármore (serve 6 pessoas)

125g de chocolate amargo, picado
125g de chocolate branco, picado
5 ovos
75g de açúcar refinado
400ml de creme de leite fresco

1. Derreta os chocolates em dois recipientes diferentes e reserve por 15 minutos pra que eles esfriem (eu os derreti no microondas, o que eu considero um grande pecado, mas o importante nesse caso é mexer o chocolate a cada 20 segundos). 
2. Separe as claras das gemas e usando uma batedeira elétrica bata as gemas com o açúcar por 5 minutos até que a mistura fique bem clarinha e com uma textura similar a um mousse.
3. Junte o creme de leite batendo sempre. 
4. Lave bem o batedor pra não deixar nenhum resquício de creme de leite, seque bem e bata agora as claras em neve até estarem bem firmes, mas não ressecadas.
5. Usando uma colher de metal incorpore cuidadosamente o creme de leite batido com a mistura de gemas e açúcar, seguidas pelas claras em neve.
6. Divida a mistura entre duas vasilhas diferentes e em uma incorpore o chocolate branco derretido e na outra metade, o amargo. 
7. Coloque um mousse sobre o outro e delicadamente misture os dois, criando um efeito marmorizado. Ao final, divida o mousse em seis copinhos e deixer esfriar na geladeira por pelo menos seis horas.

O meu método de preparo foi diferente do descrito no livro e eu adicionei alguns extras à minha versao da receita: morangos no fundo dos copinhos, com avelãs picadas no meio, mas você pode adicionar o que quiser, basta usar a sua criatividade!

E leitores, eu me rendi. Essa receita foi diferente de todas as outras que eu já havia feito antes. O chocolate branco quebra a amargura do chocolate com alto teor de cacau e já que essa receita usa gemas ao invés de manteiga, o resultado final não fica pesado, mas ainda assim bem encorpado e aveludado.

De custo super baixo e altamente delicioso. Sempre que você estiver correndo contra o tempo, vá em frente com essa receita!
Marbled mousse double

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...