Compensando as festividades

terça-feira, 14 de janeiro de 2014


As festas de fim de ano terminaram agora e desde o comecinho de dezembro eu não gastei sequer um minuto de preocupação com o tema alimentação balanceada. Dezembro é aquele mês incrivelmente lindo, cheio de preparações e muitas, muitas comilanças. Biscoitinhos natalinos, visitas de amigos e familiares sempre acompanhadas de um belo bolo, o vinho quente alemão delicioso e cheio de açúcar e claro, as ceias de Natal e Ano Novo. Já estou até com saudade.
O fato é que hoje eu acordei com aquela vontade de dar uma quebrada nesse ritmo frenético de comilança. Leveza. Era isso que eu tava buscando hoje. Resolvi dar a chance pra um ingrediente que eu conheci só aqui na Europa e que não imagino mais deixar faltar na minha dispensa: o cuscuz.
Originário do norte na África, o cuscuz é preparado a partir da sêmola do trigo e é um item indispensável na culinária de países como o Marrocos e Tunísia. No Brasil, ele é conhecido inclusive como cuscuz marroquino.

Cuscuz com tâmaras, queijo feta e frango (serve 4 pessoas)

250g de cuscuz marroquino
520ml de água fervente
1 colher de sopa de caldo de legumes
2 cebolinhas
200g de queijo feta
10 tâmaras
1 peito de frango
80g de alface de cordeiro, agrião ou rúcula
2 pimentas dedo de moça
6 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
sal, pimenta-do-reino
1.Em uma vasilha pra servir salada, misturar o cuscuz com o caldo de legumes. Eu sempre uso o caldo em pó, no caso de usar o caldo em tablete, é importante primeiro dissolver ele na água. Assim que a água ferver, juntar ao cuscuz e deixar descansar por uns 20 minutos. Depois disso, mexer o cuscuz com um garfo pra ele ficar soltinho.
2.Fritar o peito de frango e depois de pronto, cortar em tiras.
3.Cortar em pedacinhos pequenos o queijo feta, as cebolinhas, as tâmaras e a pimenta dedo de moça. Se você não for fã de comida um pouco picante, retire as sementes. Juntar tudo ao cuscuz.
4.Misturar bem o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta, despejar por cima do cuscuz e misturar bem. Agora é a hora de provar pra dar os toques finais e acrescentar a gosto mais sal, pimenta, azeite ou vinagre.
5.Lavar e secar bem as folhas. Eu as deixo sempre em uma vasilha a parte e misturo apenas no prato, depois de servir. Dessa forma as folhas permanecem fresquinhas e não murcham, o que acontece rápido em contato com o vinagre.




Muitas das vezes que recebo visita inesperada em casa, eu faço esse cuscuz e até agora não teve uma pessoa que não tenha me pedido a receita. Dependendo do que se tiver na dispensa, as tâmaras podem também ser substituídas por cranberries, romã ou até mesmo uva-passa. O cuscuz se come frio ou em temperatura ambiente e acredite, caso sobre alguma coisa, é só colocar na geladeira que no dia seguinte ele fica ainda mais gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...