A sopa que vai fazer você rever seus conceitos

terça-feira, 21 de janeiro de 2014


Muitas pessoas têm um grande preconceito a respeito de sopas. Eu definitivamente não faço parte desse extenso grupo. Desde bem pequena eu sempre escutei que sopa era pra quem estava doente, mas eu nunca me deixei influenciar por esse pensamento e vira e mexe estava eu, implorando pra minha Vó fazer uma sopinha pra mim. E olha que ser fã de sopa, quando criança e morando em uma cidade onde diariamente fazem 32 graus, não é pra todo mundo.

Desde que me mudei pro hemisfério norte esse amor pelas sopas foi ainda mais intensificado. Eu poderia listar nesse momento inúmeras (inúmeras!) razões porque eu amo sopas. Aqui vão algumas:
-uma boa sopa pode aquecer nos meses frios e dar uma refrescada quando está calor (sim, acreditem! Existem sopas de verão deliciosas!)
-sopa do dia anterior é sempre mais saborosa ainda, o que é prático, pois você pode cozinhar em um dia o dobro da porção e ter um ótimo prato pra dois dias
-adoro brincar com texturas, sopas cremosas, com pedacinhos de legumes, sopas com croutons, com queijo gratinado por cima...
-você geralmente só precisa de uma panela
-se o tempo tiver curto, é só escolher uma receita em que no final se possa bater tudo, assim você economiza tempo e não precisa cortar os legumes em pedacinhos pequenos
-uma explosão de sabores em um prato só
-é uma ótima forma de usar os legumes que estão na sua geladeira
-sopas são d-e-l-i-c-i-o-s-a-s.

O grande segredo das sopas é a proporção de caldo pra quantidade de legumes. Se você usa o caldo em pó ou tablete, é importante ajustar a quantidade desse com a de água. Leia as instruções do caldo, isso é importante. Toda boa sopa, tem um bom caldo como base.
A receita de hoje é uma das favoritas aqui em casa e eu fui adaptando ao longo do tempo até a versão atual. Talvez não a mais prática, mas o tempo investido vai valer a pena, eu garanto.

Sopa de tomate e frango (serve 6-8 pessoas)
1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
2,5 l de caldo de legumes ou galinha
2 cebolas médias
1 lata (400g) de tomates inteiros sem pele
2 batatas médias ou 4 pequenas
1 pimentão
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de orégano
Pimenta-dedo-de-moca a gosto
1 pitada de açúcar
200g de spaghetti  ou uma massa de formato pequeno
Sal, pimenta do reino
Parmesão
1.Retirar a pele do frango, lavá-lo, colocá-lo em uma panela com tampa em fogo médio e cobrir com o caldo. Assim que ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar por 40 minutos
2.Nesse tempo é só lavar os legumes, descasca-los e corta-los em pedaços. Não é necessário cortá-los em pedaços pequenos, já que a sopa será batida posteriormente
3.Passados os  40 minutos, retirar o frango da panela e acrescentar todos os outros ingredientes, menos o spaghetti e deixar cozinhar por 20 minutos
4.Desfiar o frango
5.Após os 20 minutos bater a sopa no liquidificador ou com o mixer vertical. Acrescentar à sopa o frango desfiado, o spaghetti quebrado em pedaços pequenos e cozinhar por mais 15 minutos
6.Pra finalizar, ajustar a quantidade de sal e pimenta. Ao servir nos pratos, ralar parmesão por cima na hora.



É importante bater bem a sopa pra que o orégano seja bem triturado, se não, ele fica nadando apenas na superfície da sopa e não se mistura ao caldo. Caso a quantidade de caldo diminua muito após as diversas fervuras, pode ser acrescentado um pouco mais de caldo.

Quero saber se essa receita vai conseguir mudar a opinião dos anti-sopas!

2 comentários:

  1. rá! há dias que fechei uma sopa pro menu de amanhä. só faltava achar uma receitinha... faltava. testá-la-ei com carinho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se testou mesmo quero saber como ficou o resultado final!!!! =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...