Doce de leite caseiro

quarta-feira, 19 de março de 2014


Na minha opinião uma das melhores coisas de se cozinhar em casa, na sua própria cozinha, além do puro prazer, é saber exatamente que ingredientes estão indo naquilo que você está preparando. Isso é ainda melhor quando você tem alguma restrição alimentar e não pode comer determinadas coisas por intolerância ou alergia.
Eu tenho intolerância à lactose e se você me perguntasse há uns 5 anos atrás como eu fazia pra comer tortas, bolos e sorvetes, eu responderia que eu simplesmente não podia comer. O tempo foi passando e hoje em dia, quando me fazem a mesma pergunta, eu respondo que eu como de tudo, mas com uma diferença: eu que cozinho tudo e substituo os ingredientes de acordo com o que posso comer.
Então, a moral da história é que se você não pode comer algum tipo de alimento, é só você deixar de ser preguiçoso e ir pra cozinha! Existem milhares de possibilidades pra substituir ingredientes e há sempre uma solução pra matar a vontade de algo que você tanto gostava de comer e não pode mais.
A receita pra ilustrar esse exemplo é o doce de leite, um doce feito através do cozimento longo de principalmente leite e açúcar, até virar uma espécie de geléia de leite. Delicioso!

Doce de leite (rende 500ml)

1l de leite integral (no meu caso, eu uso o leite sem lactose)
250g de açúcar
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1.Em uma panela alta, coloque o leite e o açúcar e leve ao fogo médio até dissolver o açúcar, sempre mexendo.

2.Adicione a baunilha e o bicarbonato. Agora a mistura vai criar bastante espuma e vai subir até o topo da panela (por isso é importante usar uma panela alta). Diminua o fogo pra médio-baixo e continue mexendo até a espuma baixar. Caso necessário, tire do fogo pro leite não transbordar.

3. Deixe a mistura ferver lentamente e mexa a cada 5-10 minutos. Se o doce de leite começar a grudar no fundo fique de olho na panela, mexendo sempre. 

4. Depois de 1h no fogo, coloque um pouco do doce em um prato e verifique se o sabor e a consistência estão como desejados. Eu gosto do meu doce de leite com um sabor mais “caramelizado”, então deixei o meu cozinhando por 1,5h.


Eu sempre prefiro cozinhar com o fogo mais baixo, por mais tempo, mas sem ter que mexer sempre. Ficar alí mexendo simplesmente não é comigo. Caso o seu doce de leite tenha grudado um pouco no fundo, enquanto quente, passe ele por uma peneira. Depois é só colocar em vidros bem vedados e usar o doce como quiser. Ele fica maravilhoso como cobertura de bolos, melhor ainda como recheio de muffins de chocolate ou baunilha, como calda de sorvete, como topping de waffles ou panquecas doces, por cima de um cheesecake (doce de leite e queijo formam uma ótima combinação) ou simplesmente assim, pra comer de colher. Use sua criatividade!
Vale ressaltar que eu sou fã de doces, mas eu sempre ajusto a quantidade de açúcar nas minhas receitas. Se você quiser aquele doce de leite bem doce e bem espesso, use pra cada litro de leite 460g de açúcar.
Juro, você nunca mais vai querer comprar doce de leite no supermercado!

4 comentários:

  1. olha... dá trabalho, viu?! fiz 18212155 de litros de doce de leite como lembrancinha pro casamento... (trauma)
    mas um litrinho desse só, acho que num dói o braco näo, né?

    ResponderExcluir
  2. ai, jura que foi a lembrancinha do casamento? que fofo! mas eu tenho certeza que cada minuto de dor no braco valeu a pena no final, né?!

    ResponderExcluir
  3. Mariana, deixei comentário na versão inglesa, não sabia que era diferente.
    Adorei a vossa versão de doce de leite, delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...