Eton mess de maracujá

segunda-feira, 10 de março de 2014




Hoje nós vamos dar por aqui um toque um tanto quanto tropical num clássico britânico: Eton Mess. Normalmente essa sobremesa é feita com morangos, chantilly e coberto com farelos de suspiros. A lenda diz que essa sobremesa surgiu depois de um pequeno lapso cometido por estudantes da Eton – uma escola inglesa  bem renomada- que deixaram uma pavlova de morangos com chantilly cair no chão. Seja quem for que tenha deixado essas crianças tropeçarem, essa pessoa é um gênio, já que essa sobremesa está entre o meu top 5 das minhas sobremesas favoritas por esses lados.

Sobremesas inglesas favoritas? No plural? Parece que já tô até escutando você se perguntar… Bom, eu acho que a comida inglesa tem uma reputação bastante injusta, as pessoas tendem a pensar só nos “fish and chips”, sanduíches insossos com pepino ou no chá. E na minha opinião a cozinha inglesa é incrível! A comida tanto tradicional quanto moderna por aqui não devem ser subestimadas. Os puddings (as sobremesas) por aqui são excelentes e eles nunca são servidos sozinhos, não, não! Eles vêm com creme inglês, sorvete, existem diversos tipos de cremes de leite... Eles são tudo menos chatos e entediantes.

Então por favor não venha me dizer que a cozinha britânica não é boa porque eu estou pra provar pra você, que você está errado.

Como mencionei acima, esse é um toque diferente num clássico. O ingrediente principal aqui é creme de leite fresco. Eu conheci o creme de leite fresco quando eu me mudei do Brasil pra cá e deixa eu contar uma verdade pra vocês, ele nunca deixa de me encantar. Você pode bate-lo, desepejálo sobre algo, usar como base para sorvetes e assim por diante. Mesmo assim eu o acho um pouco pesado demais pra comer de colherada, então pra deixá-lo mais leve eu o misturei com iogurte grego. E ao invés de morangos eu usei meu creme (curd) de maracujá caseiro.




Porque maracujá? Porque estava sendo vendido no supermercado e nesse país quando se tem maracujá a venda você simplesmente tem que aproveitar. Além de sempre me remeter à minha infância quando a minha mãe fazia mousse de maracujá feito com leite condensado.

E também devo confessar, meninos e meninas, que meu suspiro caseiro foi um pequeno desastre. Ainda bem que bagunça (mess) faz parte do nome dessa receita. Pra ir direto ao ponto, essa foi a minha primeira tentativa de fazer suspiros em casa. Eu peguei uma receita boa e confiável da Mary Berry, mas olha o que eu fiz: eu lotei demais a assadeira de suspiros. Eu coloquei os suspiros numa forma que era pequena demais e a camada durinha acabou ficando muito fina e o interior que deve ser mais chewy, ficou bem grosso, o que tem os seus méritos, mas não necessariamente pra essa receita. Essa receita precisa da crocância dos suspiros, é isso o que faz toda a diferença. Então quando você for testar essa receita NÃO LOTE A ASSADEIRA DE SUSPIROS! Na verdade eu lhe aconselho a fazer uns pequeninos, eles ficam prontos mais rápido e a textura fica perfeita.

Eton Mess de maracujá (serve 6-8 porcões)

300ml de creme de leite caseiro
200g de iogurte grego
Açúcar de confeiteiro a gosto
Mirtilos

Para os suspiros:
4 claras de ovos
225g de açúcar
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de maisena

Para o creme (rende umas 2 xícaras):
4 gemas de ovos
100ml de polpa de maracujá (em torno de 6 maracujás pequenos, batidos no liquidificador e peneirado)
60g de manteiga sem sal, cortada em cubos
155g de açúcar

1. Preaqueça o forno a 160C/325F/Gas 3. Coloque papel manteiga em uma assadeira.

2. Bata as claras de neve na velocidade mais alta da sua batedeira até ficarem firmes. Continuando a bater, acrescente aos poucos o açúcar até ficar bem firme e formar aquelas pontas duras (o que se chama em inglês de stiff peaks).

3. Com uma colher coloque a mistura na assadeira formando pequenos suspiros.

4. Leve ao forno e assim que a assadeira estiver dentro, diminua o forno pra 150C/300F/Gas 2 e asse por 1,5h ou até que eles se desgrudem facilmente do papel manteiga. Eles devem estar durinhos por fora e com uma cor bege, meio pálida. Quando pronto, desligue o forno e deixe eles lá dentro até esfriarem.

5. Enquanto isso faça o creme de maracujá. Misture a polpa de maracujá com a maisena até dissolver bem. Agora coloque todos os ingredientes em uma panela a fogo médio e mexa sem parar por uns 4-5 minutos ou até que comece a borbulhar e deixe por mais um minuto, mexendo sempre. Reserve e deixe esfriar.

6. Quando tanto os suspiros quanto o creme estiverem frios, bata o creme de leite fresco até ficar firme, adicione o iogurte grego e misture até tudo ficar homogêneo. Adicione açúcar de confeiteiro a gosto. Eu adicionei umas 3 colheres de sopa, já que eu não gosto do creme muito doce.

7. Quebre os suspiros e adicione ao creme, depois incorpore aos poucos o creme de maracujá à mistura, deixando ela marmorizada. Aqui o creme não deve ficar homogêneo.

8. Agora tudo o que você ainda precisa fazer é dividir em porcões individuais, colocar uns mirtilos entre as colheradas e no final salpicar com mais suspiros quebrados e mirtilos por cima.




Eu sei que parece dar muito trabalho pra fazer a receita e sim, existem vários passos, mas você faz todos eles bem rápido. Só fique de olho nos suspiros enquanto eles estão no forno. Você também pode preparar os suspiros e o creme de maracujá um dia antes, deixá-los em recipientes bem vedados, assim tudo o que você precisa fazer no dia seguinte é misturar tudo.

Seria super interessante ouvir daqueles que já conhecem essa receita, o que acharam desse toque diferente que dei à ela.

2 comentários:

  1. näo só säo receitas apetitosíssimas, mas as fotos täo lindonas também. tô salvando tudo no pinterest pra näo perder... quando testar passo por aqui

    ResponderExcluir
  2. comer essa delícia vendo Hannibal deve ser de outro mundo :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...