Bolo invertido de amêndoas com pêras e caramelo salgado

quarta-feira, 23 de abril de 2014



Esse assunto é sério: você tem que fazer esse bolo! Essa foi uma receita que depois de três tentativas me deixou orgulhosa. A inspiração pra fazer ele veio do simples fato de que um mês atrás fiz uma quantidade gigante de caramelo com sal grosso e estava na luta sem saber o que fazer com ele.
Eu coloquei o caramelo em pequenos vidros pra dar de presente, mas eu me empolguei demais com o sal (eu deveria ter escutado o conselho da Nigella!). Então antes de fazer esse bolo eu adicionei um pouquinho de golden syrup e açúcar a mais, mas se você seguir a receita dela, vai sair tudo bem.
Muitos dizem que bolos invertidos são mais gostosos quando eles acabam de sair do forno, mas eu achei que esse bolo em temperatura ambiente ficou perfeito: o molho penetrou no bolo e o deixou mais suculento.
Outra descoberta que mudou minha vida aconteceu enquanto eu comia esse bolo (a vida muda enquanto se come) foi que pêras não são tão sem graça quanto eu pensava. Agora eu aprendi a respeitar as pêras.





Bolo invertido de amêndoas com pêras e caramelo salgado (rende 8-10 pedaços)

Para o molho de caramelo com flor de sal (adaptado do site da Nigella)
75g de manteiga sem sal de excelente qualidade
100g de açúcar mascavo
50g de golden syrup
125ml de creme de leite fresco
1/2 colher de chá de sal marinho

Para o bolo de amêndoas 
100g de amêndoas raladas
100g de manteiga
50g de açúcar
100g de trigo
100ml de leite
2 ovos
1 colher de chá de fermento
3 pêras médias, descascadas, cortadas pela metade e sem sementes

Método de preparo
1. Para fazer o caramelo derreta a manteiga, o açúcar e o syrup (Karo) em uma panela com fundo reforçado e deixe cozinhar em fogo brando por 3 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Adicione o creme de leite e o sal, mexa com uma colher de madeira e prove – tenha cuidado pra não queimar a língua. Reserve e deixe esfriar.

3. Preaqueça o forno a 180C/350F/Gas 4 e ponha o caramelo no fundo de uma forma de 20cm de diâmetro (já usei uma forma quadrada anteriormente, só tive que usar uma pêra a mais para cobrir o fundo). Acima do molho, coloque as peras com a parte de fora, mais redonda, virada para a parte de baixo.

4. Para o bolo bata todos os ingredientes numa batedeira até a massa ficar homogênea.

5. Coloque a massa sobre as pêras e espalhe. Eu assei o meu por 40-50 minutos, mas depende do seu forno – sempre use o truque do palitinho. Além do mais eu deixei um pouquinho a mais no forno porque eu adoro esse bolo bem douradinho.

6. Deixe o bolo esfriar por uns 30 minutos e desenforme. Tome MUITO cuidado pra não se queimar, já que o molho ainda vai estar muito quente e líquido.

Agora é só fazer um café e cortar um pedaço. Você não vai se arrepender.


2 comentários:

  1. Wow! It looks beautiful and delicious.

    ResponderExcluir
  2. Hum, pêras, amêndoa e esse caramelo salgado, um bolo perfeito!
    capaz de roubar sorrisos :)
    um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...