Empada de Palmito

quarta-feira, 4 de junho de 2014



Com o maior evento esportivo se aproximando em exatos 8 dias, Karla e eu decidimos voltar às nossas origens. No próximo mês nós vamos estar postando receitas tradicionais brasileiras e vamos começar essa semana pra já deixar você de antemão preparado antes da partida começar.
Desde que eu era pequena eu já esqueci muitas vivências, mas a Copa do Mundo nunca me saiu da memória. Sempre foi um mês inesquecível, as famílias se reunindo, eu faltando aula pra assistir as semifinais e muitos snacks maravilhosos pra acompanhar toda a emoção dos jogos.

O palmito é nada mais nada menos que o interior do caule de uma palmeira e é muito usado em saladas no Brasil. Ele é vendido em vidros ou latas, em uma solução salina e é super macio e tem um sabor único. Eu adoro palmito em empadas. Pra quem não conhece a empada, não pensem que ela tem algo em comum com a empanada. O nome é parecido mas os dois têm sabores totalmente diferentes. É difícil conseguir fazer a massa de empada perfeita, ela é super flocada e ao mesmo tempo úmida e amanteigada. A receita abaixo vem diretamente da cozinha da minha tia. As empadas são tradicionalmente feitas em pequenas formas de alumínio, mas como eu não consegui achá-las por aqui, usei minhas forminhas de fundo removível de 12cm de diâmetro e renderam 4.




Empada de palmito

Recheio:

1 cebola pequena picada
1 lata de palmito
2 colheres (sopa) de salsinha picada

70g mascarpone

sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Manteiga pra fritar

Massa:
5 c.s. de óleo
60g c.s. de banha
40ml água
2 gemas e uma extra pra pincelar
2 1/2 xícaras de farinha
pitada de sal

1. Coloque a banha e óleo juntos numa vasilha e vá adicionando a farinha com os dedos até formar uma farofa. Mixture a água e 2 gemas e vá adicionando aos poucos, amassando delicadamente. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira e pre-aqueça o forno 180C
2. Em uma panela, frite a cebola na manteiga até murchar. Acrescente o palmito e frite um pouco. Retire do fogo, adicione os ingredientes restantes e reserve.
3. Forre com a massa o fundo e as laterais da forma e distribua o recheio. Abra a massa restante com um rolo de macarrão e recorte a tampa das forminhas. Aperte bem com os dedos para não abrir durante o cozimento. Sele a borda com a terceira gema e a ponta de um garfo. Pincele com a gema por cima e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.


As empadas também ficam divinas recheadas com frango e requeijão ou carne moída. Eu te garanto, você vai se apaixonar por essa receita!

2 comentários:

  1. Que lindas as empadinhas meninas! :)
    Nunca provei palmito, mas eu sou de boa boca, por isso devo gostar!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...