Lasagna vegetariana de abobrinha

segunda-feira, 22 de setembro de 2014


Por mais que eu adore praticamente todos os tipos de carne eu também confesso que eu posso tranquilamente comer pratos vegetarianos de 5-6 vezes por semana sem achar isso de alguma forma ruim. E olha que até os meus 21 anos de idade, ou enquanto eu vivi no Brasil, eu acho que eu posso contar nos dedos as vezes em que comi um prato sem carne.

O engraçado é a reação do meu marido quando eu digo pra ele o que vamos comer. Semana passada eu fiz um molho de tomate fresco e ele perguntou três vezes seguidas. Sem carne? Sem carne? Sem carne? Ele tava no supermercado e queria me convencer a comprar carne moída pro molho de tomate virar um bolonhesa. Qual o preconceito com pratos vegetarianos eu me pergunto?!

Essa receita eu já faco há anos. Eu acho ela bem fácil e deliciosa. Eu uso exclusivamente abobrinha, molho de tomate e queijo, mas ela é bastante versátil e quem preferir, pode obviamente dar uma incrementada e adicionar bacon, presunto ou até mesmo carne moída.

Lasagna vegetariana de abobrinha 

4 abobrinhas médias
2 cebolas roxas, picadas
3 alhos, amassados
2 colheres de sopa de orégano
400g de tomates picados, em lata
2 colheres de sopa de pasta de tomate
150ml de caldo de legumes
200g de queijo ralado (parmesão ou emmentaler)
Sal, pimenta-do-reino
Uma mão cheia de farinha de rosca
Manjericão



Modo de preparo:

1- Preaqueça o forno a 225C. Corte as extremidades das abobrinhas e corte elas no comprimento em fatias de 0,5cm. Coloque as fatias na grade do forno sem amontoá-las. Leve ao forno por em média 30 minutos ou até que estejam cozidas. Se você preferir, pode também fritá-las em uma frigideira, mas eu acho a opção do forno mais rápida.

2- Em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o orégano. Acrescente o alho, o tomate enlatado, a pasta de tomate e o caldo de legumes e espere ferver. Após levantar fervura diminua o fogo, deixe a panela semi tampada e deixe aferventando por uns 20 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.

3- Comece a montar a lasagna. Espalhe um pouco do molho no fundo de um pirex, coloque as fatias de abobrinha, mais uma camada de molho e o queijo. Vá repetindo até acabar os ingredientes.

3 comentários:

  1. esses homens carnívoros!
    mas com receitas boas assim consegui convencer rüdi, e agora toda semana rolam uns diazinhos vegetarianos ;)
    vou testar essa também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que eles acham que homen de verdade é aquele que come carne?
      Meu pai tá aqui de visita e homem alemao nao é nada em comparacao ao alemao quando o assunto é carne. Ontem fiz um quiche de abóbora e pra enganar ele, coloquei um baconzinho :P

      Excluir
  2. Eu acho que não conseguiria ser vegetariana, adoro um bom peixe na brasa e frango assado.
    Mas adoro pratos sem carne e este é um deles!! Maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...