Torta-mousse de limão e chocolate branco

segunda-feira, 15 de setembro de 2014



Eu mal posso esperar pelo final de semana quando eu pego a versão ampliada do jornal e a minha parte preferida nele são os cadernos especiais. Esses são definitivamente uma excelente inspiração culinária para mim. No entanto existem também muitos artigos sobre comida que me irritam. O fato é que eu sou bastante ingênua quando se trata de saúde, eu acredito no que os profissionais dizem e os jornais e revistas têm todos os tipos de profissionais dando um monte de informações conflituosas. É muito pra minha mente tão volúvel.
Essa revolta começou quando eu li sobre o dono do novo bar de sucos verdes mais badalados de Londres em um revista e na outra tinham citações enormes da Tracy Anderson dizendo o quanto fazer sucos retirava todos os nutrientes e fibras dos vegetais. Semana passada os carboidratos eram os vilões, essa semana é a vez do açúcar e eu estou lendo sobre essa moça com uma dieta totalmente livre de açúcar. Completamente livre de açúcar. Eu não sei o que eu mais admiro, a sua motivação ou a sua habilidade de encontrar as mais estranhos pastas para os bolos de arroz que ela faz.
Eu sei que essas revistas não estão me obrigando a fazer nada, mas eu sinto que tenho ficado um tanto obcecada com o que eu estou comendo que eu mal consigo apreciar mais a minha própria comida. Você pode até dizer “cada qual com suas manias”, se ela quer viver sem açúcar é a decisão dela e blá blá blá, mas eu não posso evitar de pensar que essas pessoas estão me mostrando que a minha alimentação é de fato terrível e que minha motivação é fraca demais. Tudo o que eu penso quando eu leio esses artigos é 1) como eles podem se dar ao trabalho? e 2) como eles têm condições de sustentar esse tipo de alimentação?, porque sejamos honestos, chips de couve e manteiga de amêndoas não é barato. E eu dei uma chance aos sucos verdes, mas eles não fizeram nada por mim. Eu preferiria adicionar espinafre à minha salada, ou ainda melhor, comer ovos à Florentina. Não há manteiga de amêndoas que supere isso e não me importa o quão cheio de energia ela faça alguém se sentir porque nada me traz alegria maior do que comer minha comida predileta.



Eu já tentei tantas dietas restritivas: Dukan, Atkins, sucos, 5:2 e não só elas nunca funcionam como elas também me fazem sentir péssima porque eu só penso em chocolates e biscoitos. Então tudo, mas com moderação virou meu lema. Sim, eu acredito que comida afeta o humor e a saúde, mas eu também acredito que nada me tira melhor da cama do que um folhado dinamarquês e um café forte, porque eu faço um trato comigo mesma que vou comer salada no almoço e correr uns kilometros a mais. E eu estou feliz com isso.
Então se você for como eu e estiver se sentindo atordoada com todas essas afirmações sobre dietas, lembre-se somente de sempre chegar a um acordo: depois de você ter comigo uma torta bem amanteigada, faça uma salada pro almoço, mas nunca se prive de comer uma excelente torta de chocolate branco. 



Torta-mousse de limão e chocolate branco

300g de biscoito amanteigado ou maizena (eu usei essa receita)
100g de manteiga derretida
125g de chocolate branco
3 ovos
40g de açúcar
200ml de creme de leite fresco
Raspas de 2 limões
Uma mão cheia de frutas vermelhas
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:
Eu usei 4 formas pequenas de fundo removível de 12cm de diâmetro
1. Primeiramente prepare a base. Bata os biscoitos no liquidificador até esfarelarem. Misture eles com a manteiga e pressione no fundo e nas laterais das formas. Deixe esfriar na geladeira.
2. Para o mousse comece derretendo o chocolate branco em banho-maria. Deixe esfriar por 10 minutos.
3. Bata as gemas com o açúcar em uma batedeira por uns 5 minutos até a mistura ficar quase branca e na textura de um mousse. Em uma vasilha separada bata o creme de leite fresco até ficar firme.
4. Lave bem os batedores da batedeira e bata as claras até ponto de neve. Usando uma colher grande de metal incorpore o creme de leite batido na mistura de gemas, seguido pelo chocolate e as raspas de limão. Por fim incorpore as claras em neve.
5. Divida o recheio nas forminhas e deixe esfriar por 4 horas na geladeira ou durante a noite. Decore com as frutas vermelhas e as raspas de limão. Polvilhe com açúcar de confeiteiro um pouco antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...