Bircher Müsli caseiro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas a grande verdade é que com a correria do dia-a-dia acaba sendo difícil comer algo realmente saudável por falta de tempo. O descanso acaba sendo prioridade e a gente vai ficando na cama até o último minuto possível e se sobrarem 15 minutos pra tomarmos o nosso café da manhã, já estamos no lucro.

Quando adolescente eu tomava só um copo de leite com achocolatado e ia pra escola. Depois comecei a comer torrada com pão e queijo e desde que me mudei pra Alemanha já comi de tudo: cereal, torrada, sanduíche com queijo derretido, sucos verdes, batidas de frutas e agora fazem uns 2 anos que todo dia tomo meu cereal com leite. Mas a gente não pode esquecer que esses cereais de supermercado são carregados de açúcar... E eu estou tentando diminuir consideravelmente a quantidade de açúcar porque quero perder a barriguinha que a gravidez me deixou de presente. 

Nessa tentativa resolvi optar por fazer meu próprio cereal. Bircher Müsli foi pra mim a opção perfeita: é delicioso, pode ser preparado pra vários dias, leva frutas frescas e você pode escolher os ingredientes que vão nele. Essa receita é baseada na receita original do criador do cereal como alimento, o médico suíço Maximilian Bircher, que nada mais é que aveia hidratada em água e leite, amêndoas e maçã ralada. Eu sempre preparo o meu Bircher Müsli no domingo de noite e deixo na geladeira até sexta, já que durante a semana o café da manha aqui em casa é em família com pãezinhos frescos, geleia e tudo mais que temos direito.


Bircher Müsli caseiro (rende 4-6 porções)

150g de aveia em flocos finos
50g de aveia em flocos grossos
500ml de leite
200ml de iogurte
100g de uva-passa
1/2 colher de chá de canela
100g de castanhas levemente trituradas (usei castanha do pará e amêndoas)
raspas de 1 limão
4 ameixas secas picadas
1 maçã picada
1 banana cortada em rodelas



Modo de preparo:
1. Em uma vasilha com tampa coloque a aveia e adicione o leite e o iogurte. Misture tudo. Acrescente todos os outros ingredientes, menos a maçã e a banana.

2. Leve à geladeira para descansar por no mínimo 4 horas. O melhor é deixar durante a noite. Antes de servir adicione as frutas frescas. O Bircher Müsli mesmo com as frutas frescas, pode ser mantido na geladeira por uns dias, depende do quão frescas suas frutas estavam. Eu deixo o meu Müsli na geladeira por uns 4-5 dias.

2 comentários:

  1. Eu sou péssima para variar no café da manha. Mas suas receitas são sempre tão lindas e eu fico com água na boca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...