Pão integral de harissa

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015


Minha vó sempre dizia que o inverno não é uma boa época pra se fazer pão. O fermento não gosta do frio, é o que ela sempre me dizia. Então eu agradeço por ter calefação em casa. 
Ela tem razão, o pão tem lá suas dificuldades para crescer durante o inverno, mas o truque é deixar a massa descansar do lado do aquecedor, coberto com um pano de prato úmido.
Essa receita nasceu através de uma receita de pão plano (tipo o sírio) que testei e não deu muito certo, mas acabou se tornando uma excelente receita pra se fazer na forma de bolo inglês. Eu já testei essa receita três vezes. Na verdade até mais que três vezes, porque se tornou uma das receitas de pão prediletas aqui em casa. 


É um pão que sai bastante em conta de se fazer (tenho certeza que a maioria já tem os ingredientes na dispensa) e como uma padeira inexperiente como eu, acabou ficando muito melhor do que eu esperava. Uma fatia desse pão quentinho, saído da torradeira e com uma camada de manteiga por cima vai arrancar um sorriso do rosto de qualquer um, mesmo o tempo lá fora não estando dos melhores, acredite.
Essa massa faz um pão de 700g mas eu prefiro dividir a massa em dois e cozinhar em duas assadeiras menores, assim não se corre o risco de ficar muito cozido com casca dura.



Pão integral de harissa 

250g de trigo
250g de trigo integral
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
2 colher de chá de fermento biológico
300ml de água morna
1 1/2 colher de sopa do tempero harissa
1/2 colher de chá de açúcar
A mistura de temperos harissa que eu usei levava pimenta calabresa, páprica defumada, limão e cominho, mas se você não tiver, pode usar só a pimenta calabresa.
1. Em uma vasilha misture parte da água, o fermento e o açúcar até que tudo se dissolva. Em outra vasilha misture as farinhas e o tempero e faca um buraco no meio. Adicione no centro o azeite e a mistura com o fermento e aos poucos mistures os ingredientes com uma colher, adicionando aos poucos a água até obter uma mistura elástica. Talvez você precise usar toda a água. 
2. Em uma superfície enfarinhada sove a massa por 15 minutos até que fique macia e bem elástica. Coloque-a em uma vasilha untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar por 1 ½ horas em um local quente até que ela dobre de tamanho.

3. Unte e enfarinhe duas forma de bolo inglês pequenas. Sove a massa por mais 5 minutos e leve à forma e deixe a massa descansar por mais 1 ½ horas. Pre-aqueça o forno à 160C e leve ao forno por 40 minutos ou até que o pão fique dourado. 

4. Deixe esfriar por 5 minutos, desenforme e deixe esfriar completamente. Isso é importante se não a massa do pão ficará suada e mole.


2 comentários:

  1. Que sugestão espectacular, nunca imaginaria um pão com harissa e como eu adoro harissa! Boa dica, um beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de harissa,
    e este pão ficou perfeito, alto e com uma crosta linda!
    Eu adoro fazer pão e faço muitas mais vezes no Inverno e coloco sempre a levedar ao pé do forno a lenha.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...