Cookies de chocolate {sem glúten e sem lactose}

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015


Eu sinto que eu deveria pedir desculpas por ser um pouco ausente ultimamente. Embora continuo a postar receitas aqui eu não sinto que eu tenho sido ativa na blogosfera comparado à uns meses atrás, eu adoro ler novas receitas e posts nos meus blogs preferidos, mas sinto que não tenho tempo.

Eu culpo o meu casamento, que tem tomado conta da minha vida. Não me entenda mal, não tô dizendo que virei uma bridezilla, mas vou ser franca, se eu pudesse pagar alguém pra planejar esse casamento pra mim, não hesitaria. No momento o stress tá demais, especialmente agora que tenho dois empregos.




Este blog é um hobby que me relaxa, mas tem sido difícil ter tempo para testar todas as idéias da receita que eu tenho (e eu tenho muitas). E esse novo projeto  que eu e a Karla estamos começando me lembra o quanto eu amo fazer parte desse blog. De agora em diante nõs vamos enviar uma pra outra ingredientes tradicionais de nossos países de adoção (Inglaterra e Alemanha) e tentar descobrir como usá-los em receitas. Este é o primeiro post da série.
Eu recebi Kartoffelmehl. Minha primeira reação foi de pânico. O primeiro passo foi obter uma tradução mas isso não me ajudou muito.  Aí a Karla me deu algumas dicas e me disse que é tradicionalmente usado para fazer bolinhos de batata e depois de muita pesquisa descobri que era, na verdade, fécula de batata, um ótimo ingrediente usado muito em receitas sem glúten! Pronto, decidi pesquisar sobre farinhas sem glúten e me deparei com o blog Gluten-free Goddess, que é cheio de dicas de substituições. Tenho certeza que a Karla ficará chocada que eu usei um ingrediente pra fazer bolinhos de batata em uma receita de cookies, mas é o elemento de surpresa que torna essa troca tão divertida!


A minha dieta não é livre de glúten, mas minha irmã não pode comer glúten e foi ela que me apresentou a toda uma série de diferentes ingredientes sem glúten. Desde o início deste ano, eu tenho tentado cortar produtos lácteos e glúten da minha dieta. Não beber leite não tem sido tão ruim e tô achando leite de amêndoa um ótima subistituição. Mas estou achando difícil viver sem glúten, no entanto, como você verá com esta receita, é possível comer cookies e ao mesmo tempo cortar glúten e laticínios. Mas nunca o chocolate.

Através do conselho da Gluten-free Goddess eu fiz farinha sem glúten para usar nessa receita. Basta misturar os seguintes ingredientes em um processador:

1 xícara de aveia sem glúten
½ xícara de fécula de batata
¼ xícara de amêndoas moídas

Eu usei 40g de farinha na receita de cookie e o resto usei num crumble de maçã. É uma mistura muito útil para ter em seu armário.



Cookie de chocolate (rende 12)

40g de farinha sem glúten
1 ½ colher de chá de fermento em pó sem glúten
250g de chocolate meio amargo (70% de cacau)
2 ovos
1 gema
110g de açúcar

1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C e forre uma assadeira com papel vegetal. Derreta o chocolate em banho maria.

2. Misture a farinha e o fermento em uma tigela e em outra bata os ovos, a gema e o açúcar até virar uma mistura leve e pálida. Misture os ingredientes secos e molhados e finalmente adicione o chocolate derretido. Misture até formar uma massa homogênea.

3. Despeje a massa na assadeira usando uma colher de sopa, deixando espaço entre os cookies. Asse por um máximo de 10 minutos.

Um comentário:

  1. Que nunca nos falte o chocolate!
    Eu também já não bebo leite cru, só iogurte que ainda tolero, ou se for cozinhado, confesso que me habituei bem.
    Por outro lado no gluten, gostaria de reduzir muito o consumo, mas é tão dificil quando chega na hora de comer pão e massa que eu adoro. Mas vou tentando!
    E adorei esses cookies, são perfeitos, a massa parece óptima, aposto que a Karla adorou a ideia.
    Força nisso! Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...