Tortinhas com recheio de frango e mostarda

sábado, 28 de fevereiro de 2015


Não é segredo algum que o continente europeu é minúsculo em comparação à países como a Rússia, os Estados Unidos, a Austrália ou o Brasil... Eu saindo de Frankfurt de carro estou em 2 horas na Franca, em 3 horas na Bélgica, na Suíça ou na República Tcheca... Chega a ser ridículo. E quando eu digo que quando eu vou pro Brasil eu preciso pegar outro voo de São Paulo até minha cidade natal e que esse voo dura 3,5 horas? As pessoas aqui não conseguem acreditar. Em 3,5h de voo partindo de Frankfurt eu estaria em outro continente...


Mas o que eu acho super interessante por aqui é que mesmo tudo sendo relativamente pequeno, cada país tem sua cultura, seus costumes e sua culinária. Enquanto aqui na Alemanha a comida típica é bastante "primitiva", como as salsichas e o joelho de porco, tudo em grandes quantidades e relativamente bruto, aqui do lado, na Franca, a comida é fina, vem em poucas porções. Eu acho isso super interessante.

E foi assim que a Mariana teve a idéia maravilhosa de fazermos um intercâmbio culinário. De tempo em tempo ela me manda algo típico da culinária inglêsa e eu a mando algo típico da culinária alemã. Temos apenas uma regra: uma não pode dar dicas pra outra sobre o ingrediente. Já pensei que eu acabo levanto vantagem nessa brincadeira, porque a pobre Mariana além de "estudar" o ingrediente, ainda tem que traduzir a embalagem do alemão pro inglês. Amém à internet. Mas é esse o espírito da coisa!

Quando eu recebi o ingrediente da Mariana minha primeira reação foi: "que embalagem linda!". Era uma lata um tanto vintage e a cor dela remetia ao conteúdo: amarelo-mostarda. Era um pó de mostarda. Minha segunda reação foi abrir e cheirar, pra me deixar inspirar sobre o que fazer com aquilo. Antes de fazer a receita desse post, eu brinquei um pouco com a mostarda pra ver um pouco o quão intensa ela de fato era, já que mostarda demais pode estragar com o sabor de uma comida. Antes dessa receita eu fiz maionese caseira usando esse pó e até uns biscoitinhos estilo crackers colocando mostarda na massa. Cuidado: esse pozinho vicia!

Aí um dia eu tava vendo um programa de culinária na TV e me deparei com umas trouxinhas de frango usando massa filo. Aí me veio o estalo: massa filo, com um molho branco, frango, bacon, pimentão e, claro: mostarda! Pra essa receita eu usei umas vasilhas fundas de porcelana para servir sopa. Renderam 06 tortinhas. Você pode usar formas de tarte, de muffins, o que tiver em casa.

Tortinhas com recheio de frango e mostarda

Massa Filo
azeite de oliva
2 peitos de frango, picados
1 pimentão vermelho picado
75g de bacon picado
1 cebola
2 dentes de alho
15g de manteiga
15g de trigo
350ml de leite
1 colher de sopa de mostarda em pó
100g de queijo feta
sal, pimenta-do-reino a gosto
orégano



Modo de preparo:
1. Coloque água para ferver e cozinhe o frango na água por uns 15 minutos. Retire toda a água e processe o frango pra ele ficar bem desfiado. Em uma frigideira frite a cebola, o bacon, o pimentão e o alho, adicione o frango ao fim e tempere com um pouco de sal e pimenta. Retire tudo da frigideira e reserve.

2. Na mesma frigideira derreta a manteiga, adicione o trigo e mexa bem por 1-2 minutos sem que a mistura fique dourada. Adicione aos poucos o leite e deixe o molho engrossar. Coloque a mostarda em pó, misture bem e adicione o recheio de frango, misturando bem tudo.

3. Preaqueça o forno a 180C. Pincele as forminhas com um pouco de azeite. Pegue uma folha da massa, espalhe uma fina camada de azeite na metade da folha, dobre no meio e forre cada forminha com uma folha de massa, a dobrando como necessário, mas deixando massa sobrar nas bordas pros pacotinhos depois serem fechados.

4. Distribua o recheio nas forminhas, esfarele o queijo feta por cima e salpique um pouco de orégano.

5. Feche as tortinhas com o que sobrou da massa e pincele azeite no topo. Leve ao forno por 45 minutos. Sirva ainda quente e como acompanhamento uma salada combina super bem.


4 comentários:

  1. essa idéia do escambo culinário é fantástica!
    ... e a tortinha será testada ;)

    ResponderExcluir
  2. A vossa ideia do intercâmbio é muito gira :) acabam por aprender coisas novas,
    pesquisar e enriquecer a vossa culinária! e isso é tão bom!
    Adoro mostarda, mas não pode ser muito forte, se não sobe-me ao nariz hehe, como costumamos dizer por aqui.
    Adorei essas tortinhas de massa filo.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ines voce tem razao, a mostarda em excesso pode estragar uma receita!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...