Gâteau au chocolat

sábado, 7 de fevereiro de 2015


Eu acho que todo mundo que gosta de fazer doces já esteve à procura da receita do bolo de chocolate perfeito. Todo mundo testa inúmeras receitas e é sempre a mesma coisa: ou muito doce, ou muito seco ou não achocolatado o suficiente. As vezes são até todos esses motivos em uma receita só. Quem nunca sofreu uma decepção ao comer uma fatia de bolo de chocolate que parecia lindo?

Ainda mais eu e meu marido, que temos intolerância à lactose, então uma grande parte de receitas viram pra gente tabu e mesmo substituindo o leite comum pelo leite de soja ou de amêndoas, eles não são tao gordurosos quanto o leite normal e o bolo acaba não ficando tao molhadinho como deveria. Existem duas receitas de bolo de chocolate que eu amo de paixão e essa é uma delas.

É uma receita francêsa então não é aquele bolo comum alto de aniversário de criança que se pode confeitar por fora. Esse é um bolo pra realmente amantes do chocolate, é algo mais fino. Como diz o ditado "menos é mais". E acreditem, eu já tenho essa receita gravada no meu bloco de notas do IPhone porque t-o-d-o mundo quer saber como se faz esse bolo. E é ridículo de tao fácil. A receita eu peguei de um livro francês chamado "Gâteaux de mamie: Les recettes d'Amandine" e eu acabo sempre adicionando castanhas na massa, primeiro porque vocês a essa altura já sabem que eu coloco castanhas em tudo e segundo porque eu adoro algo "crunchy".


Gâteau au chocolat

200g de chocolate meio amargo (eu uso o 70% cacau por conta da intolerância à lactose)
150g de açúcar
50g de trigo
150g de manteiga
4 ovos, separados
1 pitada de sal
Uma mão cheia de castanhas picadas (opcional, eu adoro usar avelã)
Uma fava de baunilha



Modo de preparo: 
1. Preaqueça o forno a 180 C. Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria ou no microondas. Adicione o açúcar e misture bem até ele se dissolver. Espere esfriar.
2. Adicione as gemas, misture bastante. Peneire o trigo e incorpore à massa. Adicione as castanhas e a baunilha.
3. Em uma vasilha limpa, junte as claras com o sal e bata até as claras ficarem firmes. Aos poucos incorpore lentamente as claras à massa. Esse passo é importante, já que as claras vão deixar o bolo ficar mais leve.
4. Coloque a massa em uma forma de fundo removível com papel manteiga no fundo. Leve ao forno e diminua a temperatura para 150C. Asse por 30 minutos, depende do forno.


Um comentário:

  1. salvei a receita assim que li, e ontem finalmente tive tempo de testar... é perfeita!
    estranhei a falta de fermento, mas os ovos deixaram o gateau mesmo levinho.
    ah... näo tinha castanhas (e näo sou muito fä de avelä) entäo usei amêndoas. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...