Coroa de páscoa com chocolate e especiarias

segunda-feira, 30 de março de 2015


A Páscoa tem uma importância enorme pra minha família, é como se fosse um segundo Natal tanto por questões religiosas, mas também porque a maioria dos filhos pegam uns dias de folga do trabalho e vamos todos pra casa dos meus pais. 
Por aqui o pessoal leva a comilança pascal bem a sério, com as pernas de carneiro, molho de hortelã, o bolo Simnel ou qualquer outra coisa com marzipã. Eu não sou fã nem de carneiro, nem de marzipã. O que eu adoro são os pãezinhos de páscoa chamaods hot cross buns, são pãezinhos mornos de canela, tostados e comidos com manteiga.
Eles são tão populares que hoje em dia pode-se encontrá-los durante o ano todo nos supermercados, mas pra mim eles continuam sendo típicos da Páscoa. Eles são simples pãezinhos onde se acrescentam especiarias e uvas-passas, e levam uma cruz feita com trigo no topo, mas pros britânicos esses pãezinhos tem um grande significado, desde o século 12 é tradição come-los no fim de semana de Páscoa. Eles são considerados tão especiais que durante o reino da Elizabeth I ela proibiu as buns de serem vendidas ou comidas fora da época de Páscoa ou Natal! Eu concordo com ela, eu não procuro comê-los fora dessa época então eu jamais perderia a oportunidade de testar a minha própria receita baseada nas hot cross buns. 


Eu modifiquei um pouco a base da receita, mas deixei as frutas cítricas e as especiarias. Acrescentei chocolate (afinal, o que seria da Páscoa sem chocolate?) e dei um toque diferente no formato do pão, deixando ele uma ótima peça pro centro da mesa. 
Tem algumas coisas nas quais você tem que atentar quando fizer essa massa, já que ela leva alguns ingredientes que vão além do que é considerado comum em um pão normal, como ovos, manteiga e leite. Você pode viver uma montanha russa de emoções quando estiver trabalhando com essa massa, da raiva ao desespero.

Mas fique paciente e lute contra a vontade de adicionar mais farinha à ela. O fato dela ser uma massa bem molhada é essencial pra textura que queremos atingir no final. Adicionando leite e manteiga faz atrasar o efeito do fermento, então ela também precisa de mais tempo para crescer. Sim, isso é chato, mas se você quiser ter uma aventura na cozinha continue lendo.
Na minha opinião a maneira mais fácil de fazer essa receita é de começá-la na noite anteiror e deixar crescer no refrigerador até a manhã seguinte.

Coroa de páscoa com chocolate e especiarias

375g trigo para pão
4g de sal
50g de açúcar
7g de fermento biológico
1 colheres de sopa de noz moscada ralada
2 colheres de sopa de canela em pó
2 colheres de chá de cravos moscados
100g de cascas de frutas cítricas
60g de manteiga sem sal
200ml de leite
1 ovo e 1 gema

Recheio:
150g de chocolate ao leite, picado
30g de manteiga sem sal
20g de cacau em pó
1 colher de sopa de canela

Calda:
2 colheres de sopa de Karo ou mel
1 colher de chá de canela
10ml de água

 Modo de preparo:

1. Coloque o trigo, o açúcar, o sal, o fermento e as especiarias em uma vasilha.

2. Derreta a manteiga e adicione o leite, deixe a mistura ficar morna. Adicione o ovo e a gema aos ingredientes secos, seguidos da metade da mistura de leite e manteiga e misture com as mãos. Continue adicionando o leite e a manteiga até que a massa esteja macia. Por fim misture na massa as cascas de frutas cítricas.

3. Em uma superfície enfarinhada sove a massa por uns 15 minutos. A massa vai estar bem grudenta, mas evite adicionar mais farinha, ela vai melhorando conforme for sovada. Coloque a massa em uma vasilha enfarinhada e leve pra descansar em um local quente por 2-3 horas ou até que a massa dobre de tamanho. Outra opção é levá-la à geladeira por 6-8 horas.

4. Faça o recheio levando todos os ingredientes ao fogo baixo, até o chocolate derreter e a manteiga se incorporar aos outros ingredientes.

5. Leve a massa novamente à uma superfície enfarinhada e abra-a com um rolo de macarrão. Espalhe a mistura de chocolate sobre a massa. Enrole a massa e belisque as extremidades. Corte o rocambole no meio e trance as duas metades, deixe a parte aberta com recheio para cima e esconda as extremidades embaixo da massa, formando uma coroa. Leve para uma assadeira coberta de papel manteiga e coloque-a em uma sacola plástica. Deixe crescer por mais uma hora ou até que dobre de tamanho.



6. Preaqueça o forno a 170C e asse por 40 minutos ou até que a coroa esteja dourada.

7. Para fazer a calda, afervente todos os ingredientes e espalhe por cima da coroa enquanto quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...