Massa de macarrão caseira

terça-feira, 14 de abril de 2015

Há algumas semanas atrás chamamos uns amigos pra fazer um jantarzinho aqui em casa e depois de pensarmos bastante sobre o que preparar, nos lembramos que a nossa máquina de fazer pasta já estava meio empoeirada de tanto tempo que estava sem uso. Eu adoro pasta caseira. O sabor é incomparável, o molho parece que fica muito mais saboroso. Fora que acho uma delícia preparar a massa e cortar no formato desejado.

Pra quem não tem uma máquina de macarrão, o trabalho realmente é bem maior, já que abrir a massa com o rolo requer uma porção extra de músculos no braço. A minha máquina eu comprei em uma promoção e paguei meros 20€ nela, uma barganha. Então se você gosta de comer massa, recomendo investir em uma máquina.

O preparo da massa é ridículo de tão fácil e requer somente 2 ingredientes. O importante é depois de feita, deixar a massa coberta em papel filme e levar à geladeira, se não ela resseca muito rápido. E você pode também deixar a massa já cortada no formato desejado e secar, assim você vai sempre ter macarrão caseiro à disposição.

Essa receita é a minha despedida ao mundo culinário contendo farinha (entre outras coisas). Por motivos de saúde e qualidade de vida eu e meu marido começamos a nos alimentar há 6 dias atrás de acordo com a dieta Paleo. Mais sobre isso eu conto pra vocês no próximo post!

Massa caseira
Para cada pessoa 100g de trigo e 1 ovo médio
ou seja, se você vai servir 7 pessoas, use 700g de trigo e 7 ovos



Modo de preparo:
1. Misture na batedeira os ingredientes até a massa ficar homogênea. A textura da massa depende do tamanho dos ovos. Se a massa estiver um pouco seca, adicione água lentamente. Se estiver muito molhada adicione farinha aos poucos. Lembre-se que massa de pasta é bem sensível, então tanto a água quanto a farinha devem ser adicionadas realmente com muita cautela.

2. Leve a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por uns 5 minutos. Cubra a massa com um pape filme e leve à geladeira por 30 minutos ou até a hora que pretenda usá-la.

3. Corte a massa em pedaços. Se eu fiz a massa para duas pessoas, corte em 2 pedaços e assim por diante. Assim, já sei a quantidade certa para cada prato. O que não for abrir volte a cobrir com papel filme e leve à geladeira. Enfarinhe a massa e abra-a com a máquina (começando pela maior abertura) ou o rolo. Dobre ela no meio e abra de novo, dessa fez abrindo até atingir a espessura desejada (em média 1 mm). Vá enfarinhando a massa de acordo for abrindo.

4. É importante adicionar farinha à massa quando estiver pronta, pra que ela não grude. Corte a massa como desejar, você pode fazer lasagna, ravioli, spaghetti...

5. Faça o molho de sua preferência e cozinha a pasta em água com sal por 3 minutos.

Um comentário:

  1. já a minha eu uso um bocado. quebrei a primeira (que era bem ruinzinha mesmo), mas a nova funciona bem que só!
    sempre faço com sêmola (é só sêmola e água)... nunca testei a massa com ovos. mas preciso testar, já que queria fazer mais massa integral!

    ahhh... e conta essa coisa do paleo aí!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...