Bolo invertido de ruibarbo e chá preto {sem lactose, glúten e açúcar - paleo}

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Há algumas semanas atrás eu recebi um pacote da Mariana contendo o próximo ingrediente para mais um intercambio culinário entre a Alemanha e a Inglaterra. Além do ingrediente, tinha uma cartinha da Mariana me falando que ela tentou escolher um ingrediente fácil pra mim. Era uma caixa de chá preto. Quer algo mais britânico que isso?!


Eu confesso que eu arregalei os olhos porque ela queria facilitar minha vida, mas eu só pensava em um bolo de chá preto. Mas bolo? Como se eu cortei o trigo, o leite e o açúcar da minha dieta? Esse pra mim não seria um intercambio culinário e sim um desafio. Fazer um bolo paleo, sem açúcar, sem farinha, sem leite. Sem leite não era problema, porque não uso leite há anos na cozinha e há tantas opções de substituição. Mas e a farinha e o açúcar?

Aí eu fui pro Pinterest dar uma olhada nas receitas de bolo paleo. Anotei várias pra estudá-las de perto e acabei decidindo que ao invés de tentar uma receita 100% minha, seria melhor nesse início trabalhar com uma receita já testada e ir aos poucos me familiarizando com os ingredientes. 

Eu dei uma leve adaptada na receita do Blog Healy eats real e como já estava na hora de colher o ruibarbo do nosso jardim, optei por fazer um bolo invertido de ruibarbo com chá preto na massa. Ele ficou molhadinho e doce na medida certa. Se você não tem acesso fácil ao ruibarbo ou não é muito fã dele, pode substituir sem problemas por outras frutas.

Bolo invertido de ruibarbo e chá preto

4 talos de ruibarbo
2 colheres de sopa de mel
50g de farinha de coco
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
3 ovos
135ml de óleo de coco derretido
60ml de água
2 saquinhos de chá preto
90ml de maple syrup ou mel
1/2 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha
2 claras
Coco ralado para enfeitar


Modo de preparo:
1. Forre o fundo de uma forma de fundo removível de ca. 22cm de diâmetro com papel manteiga. Corte o ruibarbo em fatias de 1cm de espessura, misture com as 2 colheres de sopa de mel e cubra o fundo da forma.

2. Préaqueca o forno a 180C. Ferva os 60ml de água e coloque os dois saquinhos de chá preto. Deixe o chá apurando por uns 15 minutos pra ele ficar bem forte. Aperte bem os saches pra sair o máximo de líquido possível.

3. Misture a farinha de coco, o bicarbonato e o sal em uma vasilha. Em outra bata bem os 3 ovos inteiros, o óleo de coco derretido, o chá preto, a baunilha e o maple syrup. Junte o seco aos molhados e misture bem até a massa ficar homogênea.

4. Em uma vasilha bem limpa bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Aos poucos, incorpore lentamente as claras à massa do bolo. Esse processo é importante pro bolo ficar bem aerado, tenha paciência.

5. Cubra o ruibarbo com a massa do bolo e leve ao forno por 30-35 minutos ou até que um palito ao furar o bolo saia limpo. Deixe esfriar e desenforme, deixando a parte com o ruibarbo para cima. Salpique coco ralado para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...