Mince pies de uvas pretas e nozes

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


Eu tenho andado apaixonada por uvas pretas ultimamente. Eu acabei comprando-as porque eu já estava cansada de trazer pra casa sempre as mesmas frutas durante as compras do final de semana: bananas, maçãs e tangerinas. Elas não são somente um ótimo snack pra que ama doce como eu, mas podem também ser adicionadas à um monte de receitas, de crambles à granola. Então porque não adicioná-las também à uma receita tradicional natalina?

Vou confessor uma coisa. Eu odeio as típicas mince pies.


E não é fácil ser uma odiadora de mince pies, já que elas fazem parte do Natal britânico. Elas estão em todos os lugares, as pessoas te presenteiam mince pies, as levam pro trabalho como snack pra hora do chá… E você consegue comprar das mais básicas às mais sofisticadas, mas não adianta que elas nunca irão me convencer. Pra mim sempre vai ter o gosto de uvas-passa cobertas com açúcar e envoltas com massa folhada.

Mas esse ano eu resolvi dar um toque meu nelas. A minha receita dá uma segurada nas frutas cristalizadas, no açúcar e o mais importante: não leva sebo, como as tradicionais.



Demora um pouquinho pra picar as frutas e preparar a massa folhada, mas você pode começar a prepará-las agora, deixar as frutas picadas num vidro, a massa no freezer e montar tudo só na hora de servir.
Essa receita rende 20 tortinhas bem recheadas e ainda sobra recheio que você  pode guardar na sua despensa

Para o recheio de frutas picadas (mincemeat):
2 maçãs granny smith, descascadas, limpas e bem picadinhas
400g de uvas pretas sem caroço, cortadas em pedaços pequenos
150g de groselha
200g de cranberries secas
200g frutas cítricas cristalizadas
150g de manteiga
150g de nozes
100g de açúcar mascavo
Raspas de limão
1 colher de chá de noz-moscada ralada
1/2 colher de chá de cravinho em pó
2 colher de chá de canela
15g de amido de milho
100ml de vinho do Porto

1. Misture todos os ingredientes em um refratário que possa ir ao forno , com exceção do vinho do Porto. Cubra e deixe descansar por pelo menos 12 horas.
2. Preaqueça o forno a 100C. Leve o refratário ao forno por 1:30 horas.
3. Deixe a mistura esfriar, misturando de vez em quando. Assim que estiver completamente frio, adicione o vinho do Porto e misture bem mais uma vez. Você pode guardar o recheio em um vidro esterilizado por até 4 meses.



Pra massa folhada:
380g de farinha de trigo
50g nozes moídas
240g de manteiga fria, cortada em cubos
110g de açúcar       
1 ovo e mais um pra pincelar

1. Misture o trigo e as nozes moídas em uma vasilha. Adicione a manteiga e vá esfarelando tudo entre os dedos até a mistura parecer uma farofa. Acrescente o açúcar.
2. Adicione o ovo e vá misturando tudo com as mãos, até formar uma massa macia.
3. Leve a massa à uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Com os dedos forme um disco e cubra com papel filme. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.
4. Preaqueça o forno a 190C. Abra a massa até ela ter uns 3mm e usando um cortador de 10cm de diâmetro, corte círculos e leve-os às forminhas de muffins. Encha cada um generosamente com o recheio. Algumas das tortas eu cobri com a massa deixando um espaço em forma de estrela e também usei a estrela pra colocar em cima de outras tortas. E importante pincelar bem a massa que vai cobrir a torta com o ovo batido. Pincele-as por cima com o ovo batido. Salpique açúcar por cima.
5. Asse as tortinhas por 15-20 minutos até que estejam douradas. Deixe-as esfriar antes de desenformar. Elas são melhores servidas mornas com creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...