Café passado a frio

sexta-feira, 22 de abril de 2016


Quando eu me mudei pra Inglaterra era mês de Outubro e umas das minhas primeiras impressões que marcaram a memória foram as cores das folhas no outono e o choque ao ver quanto chá as pessoas bebiam.
Esse estereótipo é real, é o país do chá, me atrevo a dizer que até mais que a Índia.

A etiqueta ao redor do tema chá também é algo com o qual não se brinca em terras britânicas. É quase um crime acordar e fazer uma xícara de chá sem perguntar se alguém quer também. E eu acredito que essa forte cultura acabou inibindo um pouco o progresso do café. Se você pedir um café por aqui, vai literalmente ser servido um café instantâneo frio.
Já no Brasil não tínhamos outra alternativa além de tomar café ao acordar e um cafezinho de tarde pra ajudar a ficar acordado naquele calor. Eu só tomava chá quando estava doente e até hoje eu não consigo entrar na onda dos chás.
Na minha ingenuidade a respeito dos filtros de café e dos bules de espresso italiano eu tentei aderir ao café instantâneo, meu estomago não se animou com a ideia, mas com o tempo fui aceitando o sabor. Durante a universidade eu me aventurei com o bule de espresso italiano, mas ainda não tava satisfeita com o produto final.
Minha pesquisa correndo atrás do café perfeito em terras britânicas continuava. Isso em casa porque eu não podia me dar ao luxo de tomar Lavazza no meu café local todas as manhãs. Meu presente de Natal ano passado foi um filtro de café da Bodum, então agora eu libertei esse mostro do café que me reprimia há tantos anos.

No meu entusiamo por descobrir territórios desconhecidos no mundo do café eu comprei um pacote só porque na embalagem tinha a foto de umas montanhas tropicais e eu não me toquei que ele era moído muito fino pro meu filtro. Então resolvi pular fronteiras nunca exploradas antes: café frio.
Desculpa, frio não, mas passado frio. Café frio pode ficar aguado e amargo, café passado em água fria fica mais doce. O sabor intenso me atingiu como um tapa na cara.
Adicione leite misturado e meia colher de açúcar para uma bebida mais refrescante. Eu também já usei ele em creme de chocolate e em coquetéis.


Café passado a frio
50g de café moído
400ml de água
gaze

1.  Despeje a água fria sobre o café dentro de um vidro esterilizado.
2. Mexa levemente pro café se dissolver um pouco, feche o vidro e deixe pernoitar, por pelo menos 12 horas.
3. Coe o café com uma gaze, repetindo o processo até não ter mais grãos de café na bebida.
4. Você pode manter o café no vidro tampado na geladeira por 4-5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...