Vamos falar sobre sobre como economizar em aparelhos domésticos

terça-feira, 12 de abril de 2016


Quem nunca ficou namorando algum novo utensílio que chegou ao mercado prometendo revolucionar a vida das pessoas que tem pouco tempo? Aquela amiga ou membro da família que acabou de comprar algo que segundo ela transformou a vida dela? E de repente nos pegamos avaliando se vale a pena ou não comprar, pesquisamos preços, resenhas no Google e Amazon. E quando nos damos conta se passaram horas de pesquisa na internet e continuamos divididas, porque a maioria ama o produto, mas outros também estão insatisfeitos. O que fazer? O que realmente vale a pena?

Eu já vivi inúmeras vezes a situação descrita acima, mas estou evoluindo bastante nesse sentido, já que com a busca ao minimalismo eu tento avaliar muito bem minha necessidade antes de efetuar uma compra. Principalmente que esses utensílios de ajuda são geralmente caros. Mas confesso que muito frequentemente me pego ainda nessa situação porque o meu tempo é realmente muito curto e qualquer minuto a mais que tenha de tempo para brincar com meu filho, passear com o cachorro ou simplesmente descansar, eu acho válido.

Desde que saí da casa dos meus pais com 21 anos já comprei inúmeros desses utensílios e muitos foram vendidos depois de um tempo, outros se tornaram indispensáveis.

Como decidir o que vale a pena?
-Tente responder à frases como: “eu preciso deste utensílio?”, "quão frequente seria o uso?”, “quanto tempo eu economizo ao usá-lo?”. Se as três respostas forem positivas, passamos ao aspecto financeiro.

-Qual o valor do produto? Existem marcas mais em conta, porém com qualidade comparável? A relação custo benefício é vantajosa a longo prazo? Se este utensílio custa muito dinheiro e lhe economiza apenas 10 minutos de tempo e você o usaria apenas 1 vez na semana, provavelmente não vale a pena.

-A longo prazo seria realmente um produto útil out rata-se apenas de uma moda? Do desejo de também ter aquilo que todos dizem que é um must have?

Se ainda assim você se decidiu pelo utensílio, aqui vão mais algumas dicas de economia.
-Ao longo desses anos eu percebi que o barato sai realmente muitas vezes caro. Se o produto que você quer for algo que será usado muito frequentemente, invista em algo de boa qualidade. Muitos utensílios mais baratos não tem a mesma potência e causam mais dor de cabeça do que realmente facilitam a vida.

-Como citei acima, existem situações onde também vale mais a pena comprar um produto similar, porém mais em conta. Compare os produtos, leia resenhas atentamente, veja vídeos no YouTube que lhe auxiliem na escolha.

-Ainda está em dúvida? Pesquise na internet por um utensílio de segunda mão que esteja em ótimo estado. Existem milhares de pessoas que compram algo que quase nunca usam e vendem por um preço excelente. Assim, dói menos, caso você também não venha a usá-lo como esperava.

-Você não está usando muito o produto ou está insatisfeito? Tire uma foto legal e venda!

A minha última aventura nesse sentido foi com o AirFryer da Philips. Nós comemos muitos legumes no forno aqui em casa e eu adoro também fazer nossas chips de legumes. Mas gastar 140€ em algo que talvez não fosse usar me parecia um absurdo. Depois de muita pesquisa decidi tentar, comprando um aparelho de segunda mão. Eu verificava diariamente as ofertas de usados, até que apareceu um por 30€. A família estava vendendo porque tinha comprador um AirFryer XL. Eu pensei comigo: “por esse preço eu corro esse risco!”. E o que posso dizer? Usamos ele pelo menos 4 vezes na semana e eu adoro! Minha sogra tem um robô desses de cozinha, o Thermomix e usa diariamente. Eu já acho esse aparelho totalmente caro e desnecessário, além de que ficaria muito triste em deixar uma máquina cozinhar por mim, já que adoro o ritual de cozinhar.

E você está curioso pra saber que utensílios eu tenho em casa? Vamos lá…
*Mixer Omniblend - investimos em um bom porque tomamos diariamente smoothies, porém não tão caro como o Vitamix
*Cafeteira automática que mói os grãos na hora – eu não bebo café, mas meu marido antes mesmo de dar bom dia corre pra cozinha pra fazer um espresso
*Varinha mágica com mini processador incluso e acessório de batedeira – acho super prático fazer uma sopa e poder bater na panela mesmo, uso o mini processador pra fazer dips, moer de castanhas a frango, por exemplo. E com o acessório de batedeira eu bato claras em neve ou massa de bolo
*Fatiador japonês – eu amo esse fatiador! Fatio tudo pra saladas, frittata, pra fazer minhas chips de legumes…
*AirFryer – nada mais é que um mini forno com um sistema de ventilação embutido, então faço muitos legumes assados, chips de legumes, “frito” carne ou frango e tudo fica pronto em no mínimo a metade do tempo do forno, sem precisar pré-aquecer
*Máquina de costura – porque gosto de costurar
*aspirador de pó – aqui investimos em um bom, sem aqueles sacos coletores pra evitar custos adicionais frequentes
*Máquina de lavar louça – toda vez que abro a máquina e vejo o quanto de coisas não preciso lavar à mão, agradeço pela sua existência
*Fervedor de água – em alguns minutos a água está pronta pra usar em chás, pra cozinhar.

Do mais preferimos investir em facas de boa qualidade e cortar tudo na mão ao inves de comprar um processador de alimentos. Outros itens como máquina de lavar roupas não conto porque acho que não é um item de escolha e sim de necessidade básica.

E você, quais os utensílios em casa que são indispensáveis? Você já se arrependeu de alguma compra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...