Pasta para caldo de legumes caseiro

terça-feira, 17 de maio de 2016


Aos poucos eu vou cada vez mais me distanciando de tudo aquilo que é altamente processado e produzido em grande escala. Claro, no mundo moderno esse não é um processo fácil e o meu plano tampouco é me tornar auto-sustentável ou viver como o homem das cavernas. Mas testar receitas que façam eu abolir algo que compro no supermercado pra mim é uma grande diversão.
Principalmente quando os resultados são bons, nossa, eu fico muito feliz. E foi assim com a receita de pasta de caldo de legumes caseiro. Aqui em casa usamos muito caldo de legumes. Não só porque adoramos sopa e ela faz parte do nosso menu uma vez por semana, mas porque desde que fazemos a dieta paleo eu uso muito leite de coco na comida e o caldo de legumes me ajuda muito a quebrar o sabor doce dele.

Eu sempre atentei para comprar um caldo de legumes o menos químico possível, comprava um em pó orgânico e livre de realçadores de sabor, mas mesmo assim me incomodava saber que o sabor da minha comida vinha de um pó e que como um passe de mágica esse pó transformava água em um caldo saboroso. Sem contar no teor de sódio.

E foi assim que comecei a pesquisar como fazer o meu próprio caldo. A receita ficou ótima e eu estou tão satisfeita com o resultado que não consigo acreditar que não fiz isso antes! Requer um pouco de trabalho pra bater os legumes até que virem uma pasta, mas rende muito. Eu consegui encher 4 vidros de 320ml com a minha receita, então é um trabalho que eu vou demorar pra ter de novo. Sem contar que meus utensílios de cozinha fizeram tudo por mim.

Pasta para caldo de legumes caseiro

2 cenouras medias
1 alho-poró
4 talos de salsão
1 abobrinha
1 cebola
½ maço de salsinha
6 dentes de alho
4 folhas de louro
1 colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de sopa de tomilho (somente as folhas)
1 colher de chá de sementes de coentro
Sal marinho – 15g para cada 100g de legumes



Modo de preparo:
 1. Prepare as cenouras, o alho-poró, os talos de salsão, a abobrinha, a cebola, os dentes de alho e a salsinha. Descasque o que for preciso e seque bem a salsinha, pra não adicionar muita água à pasta. Pese todos esses legumes e anote o peso. Agora faca a seguinte conta: 15x(o peso dos seus legumes)/100. O resultado será a quantidade de sal em gramas que você irá precisar. Eu tinha 1100g de legumes então 15*1100/100= 165g de sal.

2. Em um processador ou liquidificador bata bem o sal, com a pimenta, as sementes de coentro e as folhas de louro. Caso os grãos de pimenta e coentro não virarem um pozinho, soque-os com um pilão.

3. Agora você tem que proceder de acordo com o equipamento que tem em casa. Eu cortei levemente os legumes e fui aos poucos batendo no meu mini processador, depois levei ao liquidificador junto com a mistura de sal e temperos e bati bem, parando sempre, mexendo com uma colher e voltando a bater até virar uma pasta. Se você não tem um processador e seu liquidificador não é bom, talvez seja melhor ralar os legumes primeiro. Com uma varinha mágica também funciona.

4.Esterilize vidros com tampa. Despeje a pasta de legumes neles e tampe bem. O sal conservará a pasta por vários meses. Os vidros fechados não precisam ficar na geladeira, mas não os deixe expostos em lugar com sol e quanto mais arejado, melhor. O vidro depois de aberto deve ser conservado na geladeira.

5. Para o meu paladar, 2 colheres de chá da paste de legumes caseira para cada 500ml de água ficou ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...