Molho fácil de tomate assado

segunda-feira, 6 de junho de 2016


Há pouco atrás eu escutei no radio uma entrevista com a autora de livros de culinária irlandesa Diana Henry (você pode escutar a entrevista aqui). Ter a chance de escutar essa entrevista foi uma daquelas agradáveis coincidências durante o meu caminho até o trabalho, nesse dia eu gostaria inclusive que esse caminho fosse mais longo só pra eu ter a chance de escutá-la até o fim.
Ela falava de forma super sincera sobre o fato dela ter começado a amar comida graças à boa culinária irlandesa e como esse amor floresceu enquanto morava em Londres e Paris. Ela foi muito franca e humilde contando sobre estar aprendendo constantemente sobre novas comidas e trends culinárias sendo uma autora de livros e eu me identifiquei com tantas visões dela.
Ela falava também sobre a fetichização de certas comidas, uma palavra que eu provavelmente vou usar muito agora.
Uma moda que ela diz não entender e eu muito menos: abacate em cima de uma torrada. Há dois anos atrás ninguém fazia isso, hoje em dia todo mundo faz. Eu geralmente passo longe de abacate, nunca fui fã e eu me sentiria uma grande hipócrita se começasse com essa história agora.
Comida, assim como moda, deveria ser algo que decidimos de acordo com nossos gostos e não que seguimos de acordo com a moda. Pra mim comida é prazer e alimentação e isso muitas vezes envolve ingredientes simples e do dia-a-dia que acabam criando algo excepcional na minha cozinha. Eu não cozinho de acordo com a última moda.



As vezes eu acabo caindo em uma armadilha (preciso cozinhar com melancia!), mas na maioria das vezes esse estilo sequer combina com o meu cotidiano. Já esse molho de tomate estrela pelo menos uma vez na semana em casa. E isso é tao verdade que eu sequer entendo como eu nunca dividi ele antes com vocês. Então por favor, nunca comprem o molho pronto, esse é mais saudável e muito mais saboroso. E acredite, super fácil.
Existem algumas maneiras diferentes de se fazer esse molho. A mais tradicional é aferventar os tomates para tirar a pele, antes de bate-los no liquidificador. Muita gente não gosta da pele no molho, então optam por esse modo de preparo. Se você tiver um bom liquidificador, pode pular esse passo.

Molho fácil de tomate assado (rende 2 porções)
10 tomates médios de ótima qualidade
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de pimento-do-reino em grãos
1 colher de chá de sal marinho
2 colher de sopa de orégano
2 colher de sopa de caldo em pó
50 ml de vinho branco
Uma pitada de açúcar
2 folhas de louro

1. Preaqueça o forno a 180C. Corte os tomates em quartos, coloque um pouco de azeite por cima, os grãos de pimenta e o sal. Misture bem com as suas mãos pra que os tomates fiquem cobertos com os ingredientes.
2. Leve os tomates para uma assadeira. Adicione o alho, mas não descasque-os.
3. Asse-os por 40 minutos
4. Descasque o alho e bata tudo no liquidificador
5. Leve o molho batido pra uma panela e leve ao fogo médio
6. Acrescente o resto dos ingredientes e deixe aferventar por uns 15-20 minutos. Prove e verifique se precisa de mais sal e pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...