Coroa de Páscoa com recheio de sementes de papoula

quarta-feira, 9 de abril de 2014




A “Osterkranz”, ou “coroa de Páscoa”, é uma massa adocicada bastante típica na mesa de Páscoa das famílias alemãs. Por aqui não tem nada que mais simbolize a Páscoa do que os ovos de galinha cozidos e pintados. E é por isso que na maioria das coroas de Páscoa os ovos não podem faltar na decoração. Mas isso é opcional! Eu deixo a versão com os ovos nas mãos da minha sogra e parto pra uma decoração um pouco menos tradicional.

A receita para a massa usada, foi adaptada da revista alemã Kochen & Genießen.


Coroa de Páscoa com recheio de sementes de papoula (rende cerca de 18 fatias)

Para a massa:
500g de trigo
250ml de leite
1 colher de sopa de açúcar + 50g de açúcar
42g de fermento biológico fresco (se usar o seco, verifique a quantidade pra 500g de trigo)
1 ovo inteiro + 1 gema
75g de manteiga
Raspas de dois limões
Um pitada de sal

Para o recheio:
200g de sementes de papoula trituradas
100g de manteiga derretida
150g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de rum (pode ser deixado de lado ou substituído por licor de cacau ou Kirsch)
1 colher de chá de essência de baunilha

1. Coloque o trigo em uma vasilha, deixe um espaço no meio. Aqueça levemente 125ml de leite com 1 colher de sopa de açúcar e dissolva o fermento nessa mistura. Despeje-a no centro da vasilha e com um garfo, incorpore somente parte do trigo, mexendo sempre o garfo do centro para as laterais. Cubra com um pano. Essa é a pré-massa que deverá descansar em local morno por 15 minutos.

2. Derreta a manteiga. Adicione à pré-massa e ao restante do trigo que ainda está nas bordas da vasilha a manteiga, os ovos, o açúcar, o sal e o restante do leite (que não deve estar gelado!) e sove tudo com a batedeira elétrica ou com as mãos. Cubra a vasilha novamente com um pano e deixe descansar por 45 minutos.

3. Agora é só misturar bem todos os ingredientes pro recheio e reservar.

4. Depois do descanso da massa, polvilhe trigo em uma mesa e sove-a levemente. Abra ela com um rolo até formar um retângulo com cerca de 32 x 50 cm.

5. Espalhe o recheio sobre a massa. Do lado mais comprido, enrole a massa formando um rocambole. Passe manteiga em uma forma de anel com cerca de 26-28 cm de diâmetro e coloque a massa dentro. Belisque bem a massa onde as duas pontas se encontram. Com uma faca, faca cortes diagonais nela. Cubra-a novamente e deixe descansar por mais 15 minutos.

6. Em forno preaquecido a 180C/350F/Gas 4, asse a coroa por 40-45 minutos.


Depois de pronto é só passar uma fina camada de geléia sobre a coroa e decorar com sementes de papoula ou pérolas de açúcar. Se preferir, também pode aderir à tradição alemã e decorar com ovos cozidos. O recheio fica super molhadinho. Depois é só chamar a família toda pra se sentar na mesa e se deliciar com essa coroa de Páscoa!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. anota porque ficou muito bom mesmo! Eu já levei até pro trabalho e foi aprovado, porque um Kranz desses só pra duas pessoinhas é muito =)

      Excluir
  2. Oh ficou lindo!!
    Adoro estas tradições adaptadas ao nosso gosto.
    E já tinha visto alguns recheios com sementes de papoila em strudel e fiquei com vontade de experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês eu só vim conhecer a semente de papoula aqui na Europa e eu adoro o sabor e a textura! Tu me destes uma excelente idéia, de qualquer hora experimentar um strudel com as sementes dentro, deve ficar delicioso. Obrigada pelo comentário! Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...