Cupcake de cenoura com frosting de cream cheese e limão

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Eu adoro esse negócio de cozinhar pra determinadas festas e feriados. Depois das festas de fim de ano é na Páscoa que a família tem a chance de se reencontrar, de reunir todo mundo novamente. Isso é pelo menos o que acontece com aqueles que moram mais distante da família, como eu. E eu sempre acabo preparando algo em casa pra levar pro encontro familiar, porque acho um gesto legal, chegar com algo que agrade as pessoas. Geralmente faço algo doce.

Esse ano a receita da vez são cupcakes de cenoura com frosting de cream cheese e limão. Eu escolhi esse cupcake porque cenouras tem cara de Páscoa. Geralmente em muitos bolos de cenoura se usam vários temperos deliciosos como canela e cravo, mas que lembram muito o outono, então eu optei pra fazer um cupcake com mais cara de primavera e o resultado ficou maravilhoso!

Cupcake de cenoura com frosting de cream cheese e limão (rende 12 cupcakes)

Para os cupcakes:
125g de manteiga em temperatura ambiente
80g de açúcar mascavo
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos
100g de trigo
1 colher de sopa de fermento
100g de amêndoas ou avelãs triturados bem fina
150g de cenoura ralada
100g de chocolate branco picado ou chips de chocolate

Para o frosting de cream cheese e limão:
300g de açúcar de confeiteiro peneirado
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de cream cheese frio
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de raspas de limão

1. Preaqueça o forno a 180C/350F/Gas 4. Bata bem a manteiga e o açúcar até formar um creme bem pálido. Acrescente a baunilha e os ovos até eles se incorporarem bem na massa. Peneire o fermento e o trigo juntos, acrescente as amêndoas ou avelãs e misture até a massa ficar homogênea. Ao final, misture a cenoura e o chocolate picado. Divida a massa entre 12 forminhas de cupcakes e leve ao forno por 20-25 minutos até estarem dourados e o palito sair limpo depois de ser espetado no cupcake. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Para o frosting, bata na batedeira em velocidade média o açúcar de confeiteiro peneirado juntamente com a manteiga até a mistura estar homogênea. Adicione o cream cheese, o suco e as raspas de limão e bata de novo. Depois de tudo bem incorporado, aumente a velocidade da batedeira para média/alta e bata por mais uns 4-5 minutos, até o frosting estar bem leve.



Pra decorar os cupcakes eu triturei 100g de pistaches, cobri os cupcakes com o frosting e salpiquei pistache por cima. No topo, coloquei pequenas cenouras de marzipã que encontrei pra vender no supermercado. Eles ficaram super fofos por fora com essa decoração e por dentro molhadinhos e deliciosos.

Com ou sem cupcakes, nós desejamos a todos uma ótima Páscoa e até o próximo post!

6 comentários:

  1. Oh que fofos!
    Eu também adoro levar sempre alguma coisa para reunir amigos e família à mesa.
    E adoro bolinhos com cenoura. Ficaram lindos e delicados, com o cream cheese de limão e os pistachios.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostastes, Inês! Acho que nao tem coisa mais bacana do que levar algo que todos possam comer juntos nesses encontros, nao é?

      Excluir
  2. receita já testada e muitíssimo aprovada! a massa fica bem fofinha e ao mesmo tempo molhadinha. como fui pega quase sem açúcar de confeiteiro bem no meio do feriado, acabei só usando 100gr (pensei em completar com açúcar comum, mas nem precisou), e pro meu paladar (estragado pelos alemäes) foi suficiente.
    ... vamos só ver o que o schatz diz. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como assim, experimentastes antes do marido?! :-P
      Ana obrigada pelo feedback! Eu tb sou fã de diminuir a quantidade de açúcar nas receitas, nao só quando falta na dispensa, mas prq tenho essa mania mesmo e acho ótimo saber que ficou bom usando bem menos. Acho que o açúcar aqui é mais pra dar a concistencia durinha pro frosting. Beijos

      Excluir
  3. Que fofura de cupcake!
    O blog está lindo e as foto também! Parabéns pra vocês duas! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Meri! Ego massageado, já que minha amiga fotógrafa está fazendo esse elogio!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...