Mille-feuille de amoras

sexta-feira, 17 de outubro de 2014



Eu e o meu noivo adoramos sair pra longas caminhadas, faça chuva ou faça sol. Há uns meses atrás durante as nossas caminhadas eu começei a me deparar com espinheiros lotados com amoras. Isso, em essência, não me surpreender, o fim do veráo é sempre cheio de espinheiros com amoras, enconto-os até perto de uma das avenidas principais na minha cidade. Mas sempre achei que as amoras de cidade têm um gosto meio sem graça entáo sempre acabo comprando amoras no supermercado. Me dói ter que pagar £ 2 por 150g. Mas, como nossas caminhadas na New Forest e com todo o sol que tivemos este ano as amoras chegaram mais cedo. Então, depois de um passeio pequei minha vasilha de sanduíche e começei a colhe-las e depois de 5 minutos eu tinha cerca de 100g. Supermercado, nunca mais. Como eles podem cobrar tanto por algo que é amplamente encontrado de graça por aqui?



Aí nós ficamos gananciosos, percebemos que as amoras mais suculentas ficavam mais atrás dos arbustos. E foi aí que eu percebi porque eles cobram tanto por eles: espinhos. E não apenas um tipo de espinho. Haviam grandes e pequenos, imensamente doloroso. Sem mencionar as urtigas ao redor. "Isso é o sinal da evolução" meu noivo biólogo disse "é a defesa da amora assim só os que são fortes evolucionariamente são capazes de ser inteligente e não se machucar com os espinhos e semear os frutos em outros lugares."
Essa colheita virou uma questão de orgulho para mim, tinha que provar que eu podia ziguezaguear em volta das urtigas e espelhas a minha colheira em um bom cheesecake.
Colhemos mais de 300g e apenas metade foram utilizadas no cheesecake. Enquanto eu lambia minhas feridas e picadas eu pensei que eu tinha que usar essas frutas em uma receita especial. Mille-feuille é um das minhas sobremesas preferidas. É difícil fazer porém James Martin tornou menos complicada e eu me apaixonei por essa receita quando eu experimentei pela primeira vez há alguns anos atrás. Já a fiz algumas vezes e com o passar do tempo a receita evoluiu um pouco de sua versão original. Ele pode ser feita em muito pouco tempo e tem um look incrível.



Mille-feuille de amoras

Para a massa folhada (faz cerca de 500g)
200g de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
100g de banha, temperatura ambiente
100g de manteiga, temperatura ambiente
150 ml de água
1 ovo batido

Para o recheio:
150ml de creme de leite
1/2 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
75ml de creme Inglês (custard)
100g de amoras
geléia de amora
Açúcar de confeiteiro em pó

1. Para a massa peneirar a farinha eo sal em uma tigela grande. Adicione 25g de manteiga e 25 g de banha e misture com os dedos, esfarelando. Acrescente a água e misture até obter uma massa mole.

2. Role a massa em um retângulo, e espalhe mais 25g de manteiga e 25 g de banha na metade superior do retângulo, dobre a parte inferior em cima pra cobrir e role a massa novamente. Leve à geladeira por 10 minutos, em seguida, repita o processo até que toda a gordura seja usada. Depois cubra e refrigere na geladeira por pelo menos 30 minutos. Eu só usei cerca de 200g da massa para fazer o mille-feuille o resto congelei.

3. Pré-aqueça o forno a 180C. Estender a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e corte oito retângulos ao redor 12x7cm e 0,25 centímetros de espessura. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel vegetal, e pincele a parte superior com o ovo batido. Asse no mais por 10-12 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha.


4. Adicione o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha ao creme e bata até ficarem firmes, misture o creme inglês. Adicione uma fina camada de geléia sobre os retângulos já esfriados e, em seguida, duas colehres de sopa do creme. Faça isso sobre quatro fatias. Cuidadosamente coloque as amoras em cima do creme, e faça um sanduíche com outra fatia de pastel. Decore com amoras e polvilhe generosamente com açúcar de confeiteiro.


Um comentário:

  1. näo sei do que gosto mais... da receita ou das fotos.
    é tudo mesmo feito com capricho por aqui ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...