Cookies de cranberries, castanha-do-pará e chocolates

terça-feira, 7 de outubro de 2014


Eu adoro presentear as pessoas com doces, biscoitinhos salgados ou qualquer outra coisa comestível ou bebível. Talvez porque eu adore receber esse tipo de presentinho também. Nada me deixa mais feliz do que pensar no que fazer pra agradar alguém, pensar numa embalagem legal e meter a mão na massa.

Antes de entrar de licença maternidade eu pensei bastante sobre o que dar como agradecimento pras pessoas no meu trabalho e como eu trabalho no setor social com diversas adolescentes, eu pensei que cookies seriam a melhor opção, já que meninas adoram doces.

Essa receita eu fiz pela segunda vez. A primeira vez foi há uns 2 anos atrás quando eu e meu marido compramos uma bonbonnière bonita pra dar de presente pra irmã dele e eu fiz esses cookies pra colocar dentro. Na época eu anotei a receita em um papel, mas infelizmente não sei mais de onde eu a tenho.

Nessa receita eu usei uma combinação de chocolates, castanha-do-pará e cranberries. Mas você pode usar a sua criatividade e usar os ingredientes da sua preferência ou até mesmo substituir por 250g de um só tipo de chocolate, por exemplo. Esses cookies ficam crocantes na borda e macios por dentro.

Cookies de cranberries, castanha-do-pará e chocolates amargo e branco

225g de manteiga em temperatura ambiente
100g de açúcar
220g de açúcar mascavo
1 favo de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha 
2 ovos pequenos
310g de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
75g de chocolate amargo, levemente picado
75g de chocolate branco, levemente picado
50g de castanha-do-pará, levemente picadas
50g de cranberries, levemente picadas




Modo de preparo:

1-Preaqueça o forno a 190C. Bata bem a manteiga com os dois tipos de açúcar na batedeira. Acrescente os ovos e a baunilha. 

2- Em outra vasilha misture o trigo, o sal e o bicarbonato de sódio. Acrescente os secos aos molhados e misture até a massa ficar homogênea.

3- Pique os chocolates, as castanhas e as cranberries em pedaços não tão pequenos. Acrescente tudo à massa.

4- Com uma colher faça montinhos de massa sobre uma assadeira coberta com papel manteiga. Uma colher de sorvete não tão grande funciona muito bem aqui. É importante não usar muita massa e deixar um bom espaço entre os cookies, porque eles derretem e se espalham bastante. Deixe no forno por 8-10 minutos ou até que eles estejam com as bordas douradas. Espere esfriar.


5 comentários:

  1. e biscoitinhos é bem essa época do ano, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem me fala que vai comecar a maratona Weihnachtsbäckerei =)

      Excluir
  2. Coisa boa!
    Estamos mesmo em época de fazer bolachinhas.
    E eu adoro cookies, arandos, chocolate e frutos secos, bom bom.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai siiim, final de ano e bolachas tem tudo a ver, nao é mesmo?! Eu amo essa época :)

      Excluir
  3. Parece delicioso Ká!!! Preciso me organizar pra começar a cozinhar mais e variar o cardápio por aqui! Tenho invejinha do seu empenho :P

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...