Briochettes com coco torrado

quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Essa tentativa de fazer uns bons brioches foi inspirada no meu início aqui na Inglaterra, quando eu e minha família ainda estávamos impressionados com tudo de diferente que se passava ao nosso redor. Naquela época minha mãe costumava ir no Aldi, um famoso supermercado low-budget aqui na Europa, onde você acha de tudo, desde feijão até carne de faisão. Ela trazia de lá toda semana uns rolinhos de brioche com creme e glacê por cima. Eram deliciosos. Era uma época da minha vida de pouca empolgação, eu odiava a escola, tinha acabado de deixar todos os meus amigos no Brasil e tava batalhando pra me expressar numa língua que não era a minha. Eu tenho poucas boas lembranças desses primeiros meses na Inglaterra e esse brioches fazem parte dessas primeiras boas lembranças dessa fase. 
Agora se preparem porque essa receita vai deixar a cozinha de vocês um caos. Livrem a cozinha de vocês da desordem, pegue o saco de farinha e corte a manteiga em cubinhos (talvez pegue alguém pra cuidar das suas crianças e marido) porque no meio do processo você terá um momento “ai meu Deus!”, mas será perfeitamente normal, saiba que é assim mesmo.



Eu já fiz essa receita seis vezes e a adaptei ao longo do tempo. Eu já experimentei dois métodos: sovando com as mãos e com a batedeira. Há sim uma diferença no resultado final se sovar com as mãos, então se esforce que o resultado vai ficar bem melhor. Você provavelmente vai me odiar quando estiver com as mãos cheias de massa grudada até os punhos, mas confie em mim, esses pequeninos são deliciosos e vai valer a pena.


Lembre-se de começar a fazer os briochettes um dia antes, já que a massa precise de algumas horas de Descanso. E por favor, por favor mesmo, use manteiga de boa qualidade.

Briochettes com coco torrado

300g de farinha de trigo para pão
1/2 colher de chá de sal
2 colher de sopa de açúcar
7g de fermento biológico
5 colheres de sopa de leite morno
3 ovos  + 2 gemas
2 colher de chá de extrato de baunilha
120g de manteiga em temperatura ambiente, mais para untar e pincelar sobre os brioches
Coco ralado
3 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

1. Em uma vasilha grande, peneire o trigo, adicione o sal e o fermento biológico. Bata levemente os ovos e separe 3 colheres de sopa para passar pro cima dos briochettes no final. Aos ovos batidos adicione o leite morno e a baunilha. No centro da vasilha onde está o trigo, faca um pequeno buraco e despeje a mistura líquida ali dentro, incorporando-a no trigo. Sove a massa por uns 2-3 minutos. Agora a parte mais trabalhosa: comece adicionando a manteiga, cubinho por cubinho, incorpore bem cada cubinho de manteiga antes de adicionar o outro. Sove até a massa estar elástica e brilhosa, ela vai continuar bem macia. Espalhe um pouco de farinha numa vasilha e coloque a massa nela para descansar coberta na geladeira por no mínimo 2 horas ou durante a noite.

2. Preaqueça o forno a 180C e unte forminhas de muffins. Sove a massa levemente por 5-6 minutos em uma superfície enfarinhada e divida em 12 pedaços. Faca uma cobrinha com cada pedaço, divida em 3 e faca uma tranca, escondendo a ponta da massa embaixo da tranca. Coloque os briochettes na forma e cubra. Coloque-a em um lugar quente (25C seria ideal) por 20 minutos ou até a massa dobrar de tamanho.

3. Pincele os ovos batidos nos briochettes e leve ao forno por 18-20 minutos ou até que eles estejam dourados. Reserve enquanto prepara a cobertura. Leve o coco ralado para torrar em uma frigideira até ficar dourado. Em uma vasilha derreta em média 25g de manteiga e misture com o mel. Pincele essa mistura nos briochettes e salpique o coco ralado torrado por cima.



Baseada na receita de Eve Parker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...