Bolo de frutas secas e Chai

sexta-feira, 28 de novembro de 2014



Um essencial britânico para as festas de fim de ano é sem sombra de dúvida um bolo de frutas secas com um pouquinho de álcool, eles estão em todos os lugares nessa época do ano. Todo o lado esquerdo da sessão de pães do meu supermercado local foi transformado na mais incrível seleção de frutas secas e raspas de frutas cítricas.
Eu amo frutas secas, adoro uma bebidinha alcoólica e certamente que amo bolo, mas não necessariamente um bolo com frutas secas. Eu nunca fui fã e eu acredito que seja por causa de uns bolos que eu experimentei há anos atrás. Eles sempre me deixaram decepcionada, eram ou secos demais, ou levavam álcool demais ou a proporção de bolo pra frutas secas  era 95:1 e isso não era o que eu  esperava de um bolo de frutas secas.
Foi aí que eu resolvi adaptar uma antiga receita da minha família e compartilhar com vocês esse adorável bolo de frutas secas cheio de aromas maravilhosos. Ele é baseado na receita de bolo de laranja da minha vó que sempre foi o hit quando eu era criança. Tudo o que eu fiz foi achar um bom balanço adicionando frutas secas molhadas em Amaretto e chá Chai, uma bebida que eu recentemente cai de amores por ela e leva uma excelente mistura de temperos e aromas.

Como vocês podem ver pelas fotos eu usei a forma errada porque perdi a minha de 20cm! O gosto do bolo não mudou mas com certeza fica melhor se usar a forma certa!

Bolo de frutas secas e Chai

Para o bolo:
4 saquinhos de chá Chai
4 colheres de sopa de amaretto
4colheres de sopa de geléia de laranja
1 xícara de uvas vermelhas sem caroco, cortadas ao meio
75g de cascas de frutas cítricas
75g de cerejas em calda
75g de cranberries em calda
225g de manteiga em temperatura ambiente
225g de açúcar
4 ovos, levemente batidos
Raspas de um limão
225g de trigo, coado
½ colher de chá de fermento
1colher de chá de canela

Para a cobertura:
400g de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga amolecida
Raspas de 1 laranja

1.Prepare o chá fervendo 200ml de água e adicionando os saquinhos do Chai. Adicione ao chá o amaretto, a geléia, as frutas secas e em calda, as raspas do limão e as uvas. Deixe de molho durante a noite.

2. No próximo dia preaqueça o forno a 160C e unte uma forma com 20cm de diâmetro ou forre-a com papel manteiga. Bata a manteiga e o açúcar até a mistura ficar cremosa e pálida. Aos poucos adicione os ovos, batendo lentamente com a batedeira. Incorpore o trigo, a canela e as raspas do limão.

3. Coe as frutas secas, mas não jogue o líquido fora. Adicione as frutas na massa do bolo e duas colheres de sopa do líquido. Coloque a massa na forma e espalhe-a bem pra ficar nivelado. Leve ao forno por em média 1 hora. Quando o topo do bolo começar a ficar dourado, espete um palito para ver se ele sai limpo.

4. Enquanto o bolo ainda está morno, fure ele com um garfo e molhe ele com o líquido do chá, amaretto e geléia. Deixe esfriar antes de desenformar.
5. Para fazer a cobertura, bata todos os ingredientes e cubra o bolo, espalhando bem com uma faca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...