Vamos falar sobre planejamento de menu semanal

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


Eu e meu marido sempre fomos muito espontâneos no que diz respeito à comida. Nós dois trabalhamos fora e cozinhamos todos os dias algo para jantarmos. Desde que nosso filho nasceu, cozinhar de noite tornou-se uma aventura diária. Nos primeiros meses de vida do nosso filho (que hoje tem 16 meses) quem cozinhava todos os dias era o marido porque geralmente eu estava na hora do jantar ocupada ou dando de mamar ou fazendo ele dormir ou, como na maioria das vezes, as duas coisas ao mesmo tempo.

Quando o pequeno começou a sentar na mesa conosco pra comer, começaram os problemas: o jantar tinha que estar pontualmente na mesa, a comida tinha que ser algo que ele também pudesse comer e com isso nossos maiores desafios eram: chegava a hora do jantar e sequer sabíamos o que cozinhar e pior ainda, na maioria das vezes sequer tínhamos tudo o que precisávamos na dispensa. 



Parece fácil? Não, não é! Foi um caminho muito árduo chegar ao nível de organização que temos hoje. Não quero nem lembrar em quantos dias eu apenas fiz ovos mexidos pro nosso filho comer porque não sabia o que cozinhar ou porque não tinha nada na geladeira.

Eu tava cansada, esgotada e disposta a revolucionar. Meu marido toda vez que eu tinha uma brilhante ideia ele dizia "isso não vai funcionar!". Eu decidi tentar e fazer dar certo. E deu! Está dando!

Essa dica não é apenas pra famílias, muito pelo contrário. É também para todas aquelas pessoas que trabalham fora ou para aquelas que sempre tem dificuldade de saber o que comer em casa.


A nossa solução:

Eu dividi os pratos em 5 categorias: carne, frango, peixe e frutos do mar, vegetariano e sopas. Em cada categoria eu escolhi em média 10 receitas, formando um total de umas 50 receitas fáceis, gostosas pro dia-a-dia.

Como gostamos de permanecer com uma certa espontaneidade e o nosso maior problema se encontra durante a semana, eu escolho toda sexta de noite 5 receitas dessas 50. Uma com carne, uma com frango/peixe e 3 vegetarianas/sopas.

A partir disso eu faço a minha lista de compras e compro tudo o que irei precisar pra cozinhar até pelo menos quarta-feira, que é quando vou novamente rápido ao supermercado, simplesmente porque gosto de ter frutas e legumes sempre frescos. Na sexta-feira, quando escrevo minha lista de compras eu vejo o que ainda temos sobrando na geladeira e tento incluir esses ingredientes nos próximos pratos.

A conclusão que cheguei é que esse método é incrível e mudou as nossas vidas. Todos os dias eu sei exatamente o que vou cozinhar e sei que tenho tudo em casa. Sem estresse, sem desespero. E de quebra economizamos no supermercado.

Acho que o importante é ser flexível a ponto de adaptar esse esquema pra cada casa. Se cozinhar diariamente pra você não é opção, escolha apenas 3-4 receitas pra toda semana e faça tudo em dobro. Se você não gosta de sopas ou é vegano, aumente o número de pratos nas outras categorias.

Pra mim o importante é ter a diversidade (e por isso 10 receitas de cada) pra eu não ter a sensação que como toda semana a mesma coisa. E também de ter as receitas separadas e sempre a mão. Eu optei pelos cartões porque acho super prático pra visualizar. Assim que separo as receitas da semana e escrevo minha lista de compras, eu os grudo com um ímã na porta da geladeira e os tenho sempre visíveis, quando quero começar a cozinhar.

Organização é tudo e espero com essa dica contribuir de alguma forma pra que você também tenha sempre uma comida legal na mesa com o mínimo de estresse possível!

Vocês acham que caberia no estilo de vida de vocês fazer um plano de menu semanal? Como vocês fazem atualmente os jantares durante os dias de semana?

4 comentários:

  1. eu queria ser prendada assim :}
    mas, ó... que cartöes säo esses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana sabes aqueles cartoes que os alemaes usam pra tudo? Pra estudar pro referat, pra escrever vocabulário e tal? Aqueles que tem linhas ou quadriculados :)

      Excluir
    2. Os cartões chamam "Karteikarten". ;-)

      Excluir
    3. Os cartões chamam "Karteikarten". ;-)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...