Salada de beterraba com maçã e nozes

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016


Eu acho que todos nós sempre temos aqueles pratos nos quais a gente nunca varia, certo? Aquele peito de frango grelhado há anos do mesmo jeito, aquele molho clássico de salada onde a gente pouco inova, aquele mesmo bolo todos os sábados.

Alguns desses costumes culinários acontecem porque realmente achamos o método ou a receita perfeita pra fazer algo ou, na maioria das vezes, por pura preguiça e conforto mesmo. É assim que acontece comigo e a beterraba. Eu lembro que a primeira vez que eu comi beterraba na vida eu devia ter uns 14 anos e estava anêmica. Minha Vó escutou que beterraba era bom nesse sentido e então ela a cozinhava, cortava em fatias, salpicava sal e pimento-do-reino e colocava azeite por cima.

Desde então sempre que aparecem as beterrabas nos supermercados é assim que eu as faço. E eu amo, ficam deliciosas. Mas dessa vez eu quis inovar, fazer uma salada de beterraba com um toque mais diferente, adicionando alguma textura. E o resultado foi ótimo! Como aqui em cada nao comemos laticícios, deixamos assim, mas com certeza com um queijo feta por cima também ficaria divino.



Salada de beterraba com maçã e nozes
2 beterrabas cozidas
1 maçã
100g de nozes
1 cebola charlotte ou cebolinha
1 colher de sopa de salsinha
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de mel
Sal e pimento-do-reino

Modo de preparo:
1. Rale as beterrabas em um ralador grosso e corte a maçã em cubinhos. Dê uma leve picada nas nozes com uma faca, pois é importante que elas não fiquem muito picadas pra não perder a textura e fatie a cebola charlotte bem fininha. Eu usei o fatiador pra isso.
2. Coloque o azeite, o vinagre balsâmico, a mostarda, o mel e o sal e a pimenta em um vidro, tampe e sacuda bem pra fazer o molho pra salada.
3. Em um prato, coloque a beterraba ralada misturada com a cebola charlotte, distribua no centro as maçãs picadas, salpique as nozes por cima e a salsinha. Por fim, distribua o molho e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...