Cozido de frango e lentilhas com pão pita de cominho

terça-feira, 19 de agosto de 2014


Sinto que recentemente eu me tornei mais aventureira na cozinha. Eu acho que isso é porque eu e meu namorado acabamos de comprar um apartamento e depois de muitos anos de aluguel e compartilhamento de cozinhas em casas de estudantes é bom ter uma cozinha que é só minha. Então eu fico muito animada e a minha maneira de expressar isso é sair fazendo compra de utensílios de cozinha e novos ingredientes exóticos como a Harissa. Tenho visto muitas receitas com harissa mas nunca comprei por não saber exatamente como usá-la da melhor maneira, esse cozido foi a minha primeira experiência com harissa.



Essa receita de cozido eu criei baseada em algumas sobras que tinha em casa e alguns ingredientes que ainda estavam na minha dispensa, incluindo a adição de última hora de molho de cranberry. Eu nem contei pro meu namorado sobre o uso desse molho porque ele não é muito fã de combinações agridoce, mas ele gostou, até porque ficou na medida certa, eu usei-o só pra retirar a acidez do tomate. 
Eu sou da opinião que receitas não planejadas sempre acabam sendo as melhores. Talvez porque as nossas expectativas não são tão altas e qualquer pequeno sucesso já é uma delicia.


E ao invés de fazer uma panela de batatas como acompanhamento, eu decidi fazer uns pães pita. Eu também ando sendo bem aventureira como padeira, e olha que eu sempre fui meio medrosa de colocar minhas mãos na massa. Meu pai faz uns pães excelentes e nós dificilmente compramos pães no supermercado, então eu sempre apreciei um pão caseiro. E gracas à Eve Parker esse processo de fazer pães em casa não foi tão assustador quanto eu imaginava, então agora não tenho desculpas.


Eu adoro pitas tostados mergulhados em húmus e depois de ter feito essa receita eu jamais voltarei a comprar pitas no supermercado.



Cozido de frango e lentilhas com pão pita de cominho (serve 2)

Para o cozido:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 colheres de chá de harissa
2 peitos de frango cortados em cubos
1 lata de lentilhas sem o soro
2 cenouras descascadas e cortadas em palitos
400ml de caldo de legumes
4 colheres de sopa de purê de tomate
2 colheres de sopa de molho de cranberry
vinho branco
1 colher de chá de amido de milho (dissolvido em um pouquinho de água)
2 folhas de louro
1 colher de chá de canela
Uma mão cheia de coentro picado

Para os pittas (faz 4):
190g de farinha branca 
60g de farinha integral 
1/2 colher de sopa de sementes de cominho, torradas 
1/2 colher de chá de sal 
1 colher de chá de fermento biológico seco 
1/4 colher de chá de açúcar granulado 
150ml de água morna
1 colher de sopa de azeite de oliva 


1. Comece fazendo o pão pita. Misture as farinhas, sementes de cominho e sal em uma tigela. Separadamente dissolver o fermento e o açúcar em um pouco de água morna 
2. Faça um buraco no centro da farinha e adicione a mistura de fermento, azeite e um pouco da água restante e lentamente incorpore os ingredientes molhados para fazer uma massa macia e elástica.
3. Em uma superfície enfarinhada sove a massa por uns bons 10 minutos (é aqui onde você queimar todas as calorias) ou até que fique lisa e elástica na textura. Coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer por 1 hora ou até que tenha dobrado de tamanho. Gosto de cobrir a tigela em um edredom, sempre funciona super bem. 
4. Bata novamente a massa por 2-3 minutos e cubra de novo e deixe a massa descansar por 5 minutos 
5. Divida a massa em 4 e faça 4 rolinhos em uma superfície enfarinhada, passe o rolo nos quatro pedaços até ficar de forma oval. Cubra e deixe descansar de novo por 10 minutos.
6. Pré-aqueça o forno a 220C e começe a fazer o cozido: em uma panela doure o frango rapidamente em óleo bem quente. Retire da panela e reserve.
7. Frite a cebola e harissa até que a cebola fique transparente. Adicione as lentilhas e cenoura e refogue por alguns minutos 
8. Volte o frango para a panela e adicione o resto dos ingredientes. Cubra a panela e cozinhe em fogo médio por 30-50 minutos 
9. Cubra uma assadeira (ou melhor ainda uma pedra de barro, se você tiver um) com um pouco de farinha e pre-aqueça no forno por 5 minutos. Coloque os pitas na assadeira quente e asse por 5-10 minutos ou até que elas comecem a inchar. 
10. Sirva o cozido com os pitas enquanto eles ainda estão quentes.



Já tentei esta receita de pita algumas vezes, tanto em uma assadeira normal e também na pedra de barro que emprestei do meu pai e foi então que finalmente entendi por que esses padeiros entusiastas gastam tanto dinheiro com esses instrumentos: a pedra de barro definitivamente traz um sabor diferente para o pão, por isso, se você vai levar panificação à sério investa em uma pedra e você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...