Sanduíche de steak de minuto com chutney de ameixas

domingo, 31 de agosto de 2014



Como estudante de enfermagem eu tenho trabalhado em diversos escritórios e hospitais e no momento eu estou trabalhando em um escritório. Ao contrário dos hospitais os horários e o ritmo de trabalho por aqui são bem mais tranquilos, coisa que eu amo, entretanto isso me deixa com tempo de sobra pra entrar na cozinha e vasculhar na dispensa à procura de biscoitos e bolos nas pausas tanto da manhã quanto da tarde. A verdade é que geralmente eu não encontro nada e pra acalmar meus desejos eu acabo andando até a padaria mais próxima só pra comprar uma rosca de baunilha. De vez em quando alguém traz uns docinhos e deixa na cozinha para todos, mas essa semana tudo o que trouxeram foi uma caixa enorme de ameixas vindas do jardim de um colega de trabalho. Nada contra às ameixas mas nem se comparam à uma rosca de baunilha.



Sozinhas eu confesso que as ameixas não são meu lanche favorito, a não ser que elas estivessem recheando um bolo, mas elas estavam tão bonitas que eu não resisti.



Peguei algumas e logo passaram-se mil receitas pela minha cabeça. Eu acho que a maioria das pessoas fariam algo doce com ameixas, mas eu logo pensei em fazer um chutney. Eu amo chutneys e já tinha mencionado antes o quanto eu amo misturas agri-doces. E o que eu amo tanto quanto chutney? 
Um bom pedaço de carne vermelha.



Esse não é um contrafilé, é um pedaço mais barato, mas se você o tratá-lo com o devido carinho vai achar inclusive que está comendo um contrafilé. Eu já usei cortes tipo maminha e capa de filé mas dessa vez eu tive sorte e a alcatra estava pela metade do preço no meu supermercado.
Você tem que ter um martelinho em casa pra amaciar a carne, porque vamos ser sinceros, quem tem condições de comer sempre um contrafilé no almoço?!

Sanduíche de steak de minuto com chutney de ameixas 

Para o chutney:
450g de ameixas, descascadas, sem caroco e picadas
150g de açúcar mascavo
80ml de vinho branco ou vinagre de maca 
20g de gengibre fresco, descascado e ralado
2 colheres de chá de canela em pó

1. Coloque todos os ingredientes  em uma panela e leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo sempre até que o açúcar se dissolva. Diminua a chama para fogo baixo e deixe aferventar até reduzir a quantidade e ficar mais consistente, mexendo sempre para não queimar no fundo.  


Para o steak:
Escolha o corte de sua preferência. Eu usei alcatra e cortei em bifes de 0,5 cm de espessura. 
Cebola roxa, fatiada
Manteiga
Sal e pimenta
Pão ciabatta
Rúcola

1. Leve sua frigideira a fogo alto 
2. Coloque seus steaks em um prato e tempere com sal e pimenta 
3. Quando a frigideira estiver bem quente adicione um pouco de manteiga, coloque os steaks e pressione-os com uma colher. Deixe fritar por 1 minuto de cada lado 
4. Quando os steaks estiverem prontos retire da panela e deixe descansar num prato. Adicione um pouco mais de manteiga e frite as fatias de cebola até dourarem. Depois disso eu gosto de esquentar meu pão na mesma frigideira para que ele sugue qualquer suco que ainda esteja por lá. Sirva com a salada de rúcola e o chutney de ameixas. 



Normalmente o ideal seria deixar o chutney descansando por algumas semanas antes de servir, mas eu não pude resistir. 

2 comentários:

  1. Receita maravilhosa para levar num fim de semana na certinha do pic nic. Enxe a barriga tem proteina e carbo e fácil de fazer. Anotadissima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...