Picolé de coco com tapioca

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

 

Existem algumas receitas que surgem através da saudade. Que pessoa que gosta de cozinhar nunca vivenciou isso? Sentir falta de uma comida da infância ou até mesmo de uma comida que comeu há pouco tempo num restaurante e tentar sua sorte pra ver se o resultado realmente condiz com aquele sabor ainda tão fresco na memória?

Quando o verão chega eu e meu marido enlouquecemos por um sorvete. Atualmente até que existem muitas sorveterias com opções sem lactose, mas até uns 2 anos atrás não era fácil achar um sabor legal. Era sempre só limão e morango. E aí acabava sendo meio chato ir numa sorveteria e pedir sempre a mesma coisa.

Quando nos casamos, ganhamos uma máquina de fazer sorvete de presente e nossa vida mudou. Ok, eu estou exagerando. Mas a verdade é que eu comecei a fazer nosso próprio sorvete sem lactose, testar sabores novos e isso é uma coisa viciante! Eis que o problema é que a máquina de sorvete tem que ir ao freezer por 12h antes de usá-la e nosso freezer é minúsculo e nem sempre temos espaço pra colocar a máquina. Foi aí que eu decidi então comprar esse ano algumas forminhas de picolé.

Eu acho picolé super prático e o que mais me agrada é que ele já vem na porção ideal. Porque o sorvete acabava durando no máximo dois dias aqui em casa, já que quando a gente ia se servir, colocava logo 2, 3 ou 4 bolas de sorvete na vasilha (eu disse que nós somos loucos por sorvete).

Assim que as forminhas chegaram por correio eu sabia que um dos primeiros sabores que eu iria testar era de coco com tapioca. Simplesmente porque esse é o meu sabor preferido de infância. A Mariana que nasceu e cresceu na mesma cidade que eu sabe do que eu to falando. Esse sorvete era maravilhoso.

As pérolas de tapioca de tapioca usadas nessa receita ficaram super fáceis de encontrar desde que teve aquela febre do Bubble Tea, então eu sempre vou à minha fiel loja asiática e está tudo resolvido. A versão desse picolé é bem menos cremosa que a da sorveteria da minha cidade natal, mas é porque ela não leva leite condensado como na receita original, o que é ótimo, assim economizo calorias!

Picolé de coco com tapioca

400ml de leite de coco integral
2 colheres de sopa de coco ralado
100g de açúcar
2/3 de xícara de pérolas de tapioca (brancas)



Modo de preparo:

1- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver até o açúcar se dissolver por completo.

2- Deixe esfriar e leve à geladeira. Quando a mistura estiver gelada, distribua nas forminhas de picolé e leve ao freezer até congelar. O melhor é deixar da noite pro dia.

Pra decorar e deixar os picolés mais bonitos, eu derreti chocolate meio amargo em banho maria, pincelei sobre os picolés e salpiquei coco ralado. Mas esse passo fica ao seu critério!

2 comentários:

  1. Que fixe!
    É bom reviver sabores de infância e é bom poderem comer os vossos gelados sem lactose e à vossa vontade.
    Adoro os picolés. Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ines!
      Picolé nao é uma palavra usada em Portugal, nao é?! Interessante como certas palavras variam de país para país!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...