Creme syllabub cítrico com biscoito shortbread

domingo, 3 de agosto de 2014



Vocês estão lembrados de quando eu falei sobre a má reputação da culinária britânica mundo afora? Bom, se é que alguns de vocês ainda não acreditam em mim depois deste post, aqui vai mais uma sobremesa que pode mudar a sua opinião. Eu estou até meio que me sentindo como um embaixador agora. Talvez um daqueles detestáveis. Mas deixa isso pra lá.

A primeira vez que eu me deparei com um Syllabub foi no meu livro preferido de sobremesas (de todos os tempos!) do James Martin. A princípio eu torci a cara quando vi a receita. Creme de leite e vinho? Não, essa combinação é muito estranha. Mas depois de pesquisar um pouco eu descobri ser uma receita britânica bastante antiga, lá dos anos 1500. Parece que tradicionalmente ela era feita diretamente retirando o leite da vaca e colocando-o em uma jarra de cidra.

Já que uma ter uma vaca e consequentemente retirar o leite dela não fazem parte da minha realidade cotidiana, eu me interessei mais por receitas de syllabub “sólidas”, que levam creme de leite, bebida alcoólica, açúcar e suco de limão. Foi aí que decidi optar pelo creme de leite e o Limoncello. Além de que iria combinar super bem com uma compota cítrica que eu tinha feito alguns dias antes. Quer dizer, pra ser bem sincera, eu não sei se isso é uma compota de fato ou apenas uma geléia, mas segundo o que eu li a verdadeira compota deve usar a fruta praticamente inteira e também leva álcool, então minha criação está entre as duas coisas.



Eu também me arrependi de usar tanta toranja (grapefruit) nessa compota, ela ficou bastante amarga. Eu nem mesmo gosto de toranja, mas eu pensei em comprar algumas e testar numa receita de pão-de-ló. Não ficou boa. Então eu adicionei açúcar e fiz uma compota/geléia juntando outras frutas cítricas que gosto. Mesmo assim a amargura ficou, então eu aviso logo o cuidado a se tomar com essa receita: se você for fã de toranja use duas, se não, limite-se a usar só uma, mas eu tenho que admitir que o sabor azedo combina perfeitamente com o creme de leite.

E falando sobre a culinária britânica, nada poderia ser mais britânico que shortbread, um biscoitinho muito amado por aqui que acompanha o tão adorado chá. Todo e cada amigo que vem por aqui me visitar se apaixonam por eles e acabam sempre levando umas latinhas do biscoito na mala. Essa receita é super simples e é adaptada de uma antiga revista Women´s Weekly.



 Porque por mais que eu ame sobremesas cremosas, eu sempre preciso de alguma textura nela. Essa receita rende 4 taças pequenas de vinho, mas sobrará um pouco de shortbread. Mas e isso é algo ruim? Jamais.






Creme syllabub cítrico com biscoito shortbread (rende 4 porções)

Para a compota:
2 toranjas
4 clementinas ou tangerinas
1 laranja
120g de açúcar

Para o Syllabub:
300ml de creme de leite fresco
100ml de iogurte natural
30ml de Limoncello
4tbsp de açúcar de confeiteiro

Para o shortbread:
125g de manteiga
60g de açúcar
160g de trigo
15g de amido de milho
Açúcar pra salpicar por cima

1. Para a compota, descasque as frutas e retire as sementes. Acrescente todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e em fogo alto deixe ferver por 5-7 minutos até que a mistura engrosse. Deixe esfriar.

2. Agora para o shortbread: preaqueça o forno a 160C. Bata a manteiga e o açúcar em uma vasilha até ficar um creme clarinho, o que dura aproximadamente uns 3 minutos. Peneire a farinha com o amido de milho e misture com o creme de manteiga e açúcar. Sove um pouco a mistura com as mãos para formar uma massa firme. Leve-a para uma superfície enfarinhada e forme um círculo. O meu tinha em média 15cm de diâmetro e estava bem fino. Leve para uma assadeira coberta de papel manteiga e faca furinhos na massa com um garfo. Com uma faca corte (não muito fundo) em 8 fatias, como uma pizza. Leve por 30 minutos à geladeira e depois asse por 30 minutos ou até que fique um dourado ainda pálido. Deixe esfriar e salpique um pouco de açúcar por cima.

3. Prepare o creme batendo o creme de leite fresco até ficar bem espesso e depois incorpore os outros ingredientes.

4. Para montar a sobremesa começe com algumas colheres da compota no fundo da taça, seguida de uma camada de creme e por cima um triângulo do shortbread.



2 comentários:

  1. Meu Deus!!! Que perfeicao eh essa????? Me deu água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa!
    Fiquei com vontade de ver esse livro que não conheço.
    E comer uma tacinha meninas :)
    Adoro toranjas e o limoncello no creme e o shortbread, perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...