Torta de limão e limão siciliano

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Há exatamente um ano atrás, amigos nossos se casaram e alguns convidados levaram um bolo ou uma torta pra famosa Kaffee und Kuchen como se diz aqui na Alemanha. “Café e bolo” tem sempre por volta das 15 horas, quando famílias ou amigos se encontram pra comer algo doce. Na época eu pensei muito sobre que torta levar e no final decidi por uma torta de limão, que é a preferida do meu marido.

Haviam vários bolos por lá, mas todos muito simples visualmente falando. E eis que em menos de 5 minutos, minha torta tinha acabado e as poucas pessoas que comeram um pedaço elogiaram tanto que deixaram as que não tinham conseguido experimentar um pouco frustradas. Eu nem preciso contar o quanto eu amei ouvir todo mundo elogiando meus dotes culinários, né?

E esse ano nós pensamos durante meses em fazer uma grande reunião de amigos lá no jardim, porque temos algo importante pra comemorar: eu estou grávida e em 4 semanas será o dia em que vamos ser apresentados a esse menininho que não para de chutar as minhas costelas há meses. Mas os meus hormônios de grávida fizeram com que eu cancelasse a grande reunião e resolvi convidar apenas 2 casais amigos nossos e isso só porque eles estavam fazendo muita pressão, já que tinham comprado uns presentinhos e queriam nos dar. Não queria ter muito trabalho a essa altura do campeonato, eu confesso.

Os amigos que viriam estavam no casamento que comentei ali em cima e nenhum deles teve a chance de provar a torta. Essa seria então a ocasião adequada pra repetir a receita! O recheio é do Jamie Oliver e eu uso biscoitos amanteigados pra fazer a base, é fácil e fica uma delícia!

Torta de limão e limão siciliano

Para a base:
200g de biscoitos amanteigados ou maisena
50g de amêndoas levemente trituradas
125g de manteiga em temperatura ambiente

Para o recheio:
340g de açúcar
8 ovos
350ml de creme de leite
200ml de suco de limão
100ml de suco de limão siciliano
Raspas de 4 limões

Para decorar:
Geleia de frutas vermelhas
50g de amêndoas levemente trituradas
Frutas vermelhas





Modo de preparo:

1- Triture o biscoito e misture com a manteiga e as amêndoas. Cubra o fundo de uma forma de fundo removível (não use uma forma de tarte! Além do recheio vazar, ela é baixa demais) com a mistura, pressionando bem. Separe um pouquinho da clara de um dos ovos do recheio, misture com um pouco de água e pincele uma camada fina sobre a base. Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 20 minutos. Esse passo vai criar uma película no biscoito, ajudando ele a não sugar todo o recheio, deixando-o mais crocante.

2- Bata bem o açúcar e os ovos até a mistura ficar pálida. Junte todos os outros ingredientes. Quando a base da torta estiver fria, forre o fundo da forma com papel alumínio só pra evitar sujeira, caso algumas gotinhas do recheio vazem. Despeje o recheio sobre o biscoito e leve ao forno pré-aquecido a 180C por uns 45 minutos, ou até que o recheio esteja firme nas laterais, mas um pouco mole no centro. Deixe esfriar.

3- Aqueça 3 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas para ela ficar mais fácil de espalhar e passe sobre a torta. Decore a gosto com frutas vermelhas e salpique as amêndoas trituradas por cima. O melhor é que a torta “durma” na geladeira, mas caso o tempo o esteja curto, ela deve gelar por pelo menos 3 horas.

2 comentários:

  1. meodeos, que isso é um assassino de dieta!

    adoro essa tua idéia de colocar amêndoa nas massas... depois dos cupcakes de cenoura tenho colocado amêndoa em tu-do!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...