Chocolate quente com marzipã e canela

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Dezembro é o meu mês do ano preferido. Eu adoro o aconchego que esse mês traz com ele. O friozinho, a neve, os mercados de Natal tradicionais aqui na Alemanha, as reuniões de família... Meu amor por dezembro é tão grande que escolhi até por me casar em dezembro, pra mim não tem nada mais romântico que um casamento no inverno, por mais que a maioria das pessoas achem que eu seja louca.

Mas o que seria do mês de dezembro sem uma bebida quente pra aquecer o corpo e fazer a gente relaxar depois de um dia cansativo? Eu vou confessar uma coisa muita feia pra vocês: meu plano era fazer a receita do quentão alemão, super tradicional nos mercados natalinos. Mas eu resolvi ser bem egoísta dessa vez. Porque egoísta?! Bom... o fato é que o quentão tem um bom teor alcoólico e, queridos leitores, eu estou amamentando.

Sabe, eu poderia fazer meio litro de quentão e apenas fotografar para o blog. Ou deixar meu marido se embebedar durante a semana mesmo. Mas é Natal, é tempo de solidariedade e seria triste demais eu fazer um quentão maravilhoso e não poder sequer degustar. Então eu adaptei a receita deliciosa de um chocolate quente com marzipã do livro da Silke Kobr e adorei o resultado. Pra quem sentir falta de algum componente alcoólico, Rum ou Amaretto são ótimas sugestões que caem super bem com chocolate quente. Para aqueles que tem dificuldade de achar a massa de marzipã nos supermercados, ele é super fácil de fazer em casa. E eu prometo, suas noites não serão mais as mesmas acompanhadas de uma xícara dessa delícia! 


Chocolate quente com marzipã e canela (rende 2-3 xícaras)

500ml de leite
30g de marzipã, cortado em pedaços
75g de chocolate amargo (60% cacau), picado
1 colher de sopa de chocolate em pó (não use achocolatado!)
1 colher de chá de canela

Marzipã caseiro
100g de amêndoas
100g de açúcar de confeiteiro
10ml de água de rosas


Modo de preparo:
1- Faça primeiro o marzipã, caso não ache a massa para comprar. Coloque as amêndoas em uma vasilha, ferva água e deixe-as por 10 minutos de molho. Escorra a água e retire a pele, colocando as amêndoas sobre um pano ou papel toalha. Processe as amêndoas até elas ficarem bem moídas e começarem a virar uma pasta. Leve as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e a água de rosas ao fogo baixo, mexendo sempre até formar uma massa. Faca um rolinho, cubra com papel filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

2- Afervente o leite em uma panela e adicione o marzipã, o chocolate em pó e a canela. Bata no liquidificador até o marzipã se dissolver por completo. Volte o leite para a panela e leve ao fogo baixo. Adicione o chocolate e mexa bem até ele se dissolver. Coloque nas xícaras e sirva bem quente.

Eu adoro espumar um pouquinho do chocolate quente pra ficar aquela camada bonita de espuma na xícara e salpicar chocolate em pó por cima!

2 comentários:

  1. OI Karla,
    Obrigada por ter deixado dicas valiosas lá no blog. Eu estou pesquisando sobre o GRo-clock, quero ler mais sobre o assunto para poder aplicar. Mas não tem muito sobre o assunto. Eu achei interessante, embora esteja um pouco duvidosa se irá funcionar, já que o Noah não volta a dormir sozinho. Mas pq näo tentar?? Não custa nada, né??

    Muito obrigada mesmo por ter tirado um tempinho para deixar um comentário enorme e querer me ajudar. Muito grata.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...